PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Desemprego no Brasil e outros 4 assuntos que podem afetar o mercado

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem agitar a Bolsa nesta quarta-feira (30).

1) Desemprego no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quarta (30) a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) — pesquisa que traz números sobre o desemprego no Brasil referentes ao mês de abril.

O estudo apresenta dados do emprego formal e informal, a taxa de informalidade, o número de empregados com carteira assinada, de pessoas que desistiram de procurar trabalho, de trabalhadores por conta própria e também o rendimento médio da população.

A pesquisa ajuda os investidores a entender mais profundamente como está o aquecimento da economia e a capacidade de consumo da população, e isso pode agitar o mercado hoje.

2) CPI da Covid - A CPI da Covid ouve hoje o empresário Carlos Wizard, que supostamente faria parte de um grupo paralelo —ou seja, de fora do Ministério da Saúde e de maneira não oficial— para aconselhar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas medidas de enfrentamento à pandemia. Dentre elas, estaria o tratamento precoce com medicamentos sem eficácia comprovada.

A comissão quer entender o motivo da existência deste grupo e quais eram as medidas aconselhadas ao presidente.

Isso pode agitar ainda mais o cenário político brasileiro e trazer insegurança para os investidores, movimentando a Bolsa hoje.

3) Contas do governo - O Banco Central divulga daqui a pouco a arrecadação tributária do governo e a dívida do país no mês de maio.

A publicação permite que o mercado identifique a saúde financeira da máquina pública.

Os dados podem alterar a confiança do investidor no país e, por isso, deve balançar a Bolsa hoje.

4) Incerteza da economia - O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) será divulgado hoje pela FGV. O indicador coleta informações de jornais e também e de expectativas do mercado financeiro para medir o nível de incerteza da economia brasileira.

5) Petróleo nos EUA - Como acontece toda semana, será divulgado hoje o relatório de estoques de petróleo dos EUA. Os dados costumam afetar o preço das ações das empresas de petróleo por lá.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo dos EUA, o indicador pode afetar diretamente as ações da empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.