IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comércio no Brasil e outros 3 assuntos que podem mexer com a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/07/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem afetar o mercado nesta quarta-feira (7) e uma ação para ficar de olho.

1) Comércio - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quarta (7) o volume de vendas do setor de comércio de maio. Os resultados permitem avaliar o nível de renda da população e o apetite dela para comprar.

O indicador também permite aos investidores entenderem como está o aquecimento da economia brasileira.

2) Juros nos EUA - O Fed, o Banco Central norte-americano, divulga nesta quarta-feira (7) a ata da última reunião que manteve os juros dos EUA entre 0% e 0,25% ao ano.

Na reunião, o Fed deixou claro, porém, que deve voltar a aumentar os juros no país mais cedo do que o mercado imaginava, no final de 2022. A divulgação da ata pode movimentar a Bolsa.

3) Empregos nos EUA - Os EUA divulgam hoje relatório que mostra o número de vagas de emprego abertas no último mês no país. Os dados servem para medir a atividade econômica norte-americana e podem movimentar a Bolsa hoje.

4) CPI da Covid - Em mais um dia de depoimentos, a CPI da Covid ouve nesta quarta (7) o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias.

Dias é acusado de ter pedido propina para autorizar a compra da vacina AstraZeneca pelo governo federal. Ele foi exonerado do cargo, mas nega a acusação.

A comissão quer esclarecer também se Dias está envolvido em irregularidades na compra da Covaxin.

O avanço nas investigações pode afetar o ânimo dos investidores e movimentar a Bolsa hoje.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia de produção de petróleo e gás PetroRio (PRIO3).

A falta de acordo entre os países da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) sobre aumentar a oferta de petróleo causou grande movimentação no preço do barril, que chegou a bater US$ 77.

Apesar disso, a companhia apresentou a maior queda da Bolsa na última terça-feira (6), de 5,82%.

Segundo os analistas da casa, as ações da empresa estão em região confortável de compra. Além disso, o aumento do preço do petróleo beneficia as companhias do setor e traz boa oportunidade aos investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.