IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Inflação e juros: tem um jeito de saber se eles vão subir mais; conheça

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2021 04h00

Você pensa em investir, mas está com medo da inflação e dos juros? No Papo com Especialista desta quinta-feira (30), programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio mostrou um jeito de saber se a inflação e a taxa de juros vão subir mais, analisando dados de projeção de indicadores e expectativas de mercado.

"A gente consegue ter acesso a essas informações que são preciosíssimas. E é óbvio que isso impacta nos seus investimentos", declarou. Veja abaixo como acessar essas informações e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Antes de se planejar, vale olhar os indicadores

Esperandio disse que, na hora de você fazer seu planejamento financeiro, deve levar em conta as expectativas de mercado, como alta dos preços, reajuste de aluguel e da mensalidade escolar, custo de um financiamento e aumento de seu salário, entre outros.

"Você deve fazer esse tipo de planejamento, para, a partir dessas expectativas, tomar decisões: se vai gastar ou poupar mais, se vai fazer aquela viagem, se é hora de economizar um pouquinho mais para provisionar uma grana para o futuro", afirmou o economista, que é também do canal Econoweek.

As empresas também fazem esse tipo de análise. "E o mercado financeiro, de uma forma geral, também define os seus preços", disse.

Mas onde estão essas informações? Onde consultar?

No site do Banco Central, é disponibilizado o Boletim Focus, com projeções do mercado.

Funciona assim: cerca de 140 instituições financeiras (bancos, gestoras de patrimônio e consultorias) cadastradas no Banco Central fazem suas projeções dos principais indicadores, como inflação (IPCA), taxa de jurps (Selic), câmbio do dólar, PIB (Produto Interno Bruto), etc., para este ano e os seguintes.

O Banco Central analisa também essas projeções e a situação econômica atual para tomar decisões de política monetária, como a taxa Selic.

O Boletim Focus está disponível para qualquer pessoa. Ele é divulgado toda segunda-feira, por volta das 8h, e você pode recebê-lo por e-mail —basta fazer o cadastro gratuito no Banco Central aqui.

Indicadores interferem no seu dia a dia

Esses indicadores sinalizam como está a economia do país e para onde ela deve ir. Esperandio dá o exemplo da inflação: no Boletim Focus, o IPCA está com projeção de fechar o ano em 8,45%.

"Mas o Boletim Focus mostra que há 25 semanas a inflação está sendo revisada para cima. O PIB, por exemplo, está sendo revisado para baixo, há quatro semanas consecutivas. Com isso, você pode perceber para onde a economia vai, como ficará a inflação, o preço do dólar e assim por diante. Isso te ajuda no dia a dia, como decidir ou não fazer uma viagem", explicou.

As projeções citadas aqui são referentes ao dia 30 de setembro.

Como interfere nos seus investimentos

O economista explicou que vale olhar essas projeções antes de investir. Na plataforma do Tesouro Direto, ele mostra que duas modalidades de título (Tesouro Selic e Tesouro IPCA) têm rentabilidade atrelada a dois indicadores: taxa Selic e inflação, respectivamente. Já o Tesouro Prefixado tem uma rentabilidade combinada.

Vale fazer uma análise entre esses títulos para checar qual é mais vantajoso, levando em conta a projeção dos indicadores.

Veja o exemplo da comparação (ele desconsiderou a data exata do vencimento):

  • Tesouro Prefixado 2026: paga 10,52% ao ano
  • Tesouro IPCA 2026: paga o IPCA mais 4,66% ao ano

"É aqui que vale olhar as projeções. Por exemplo: vamos levar em conta a projeção do IPCA para 2022, que é hoje de 4,12%. Assim, no Tesouro IPCA 2026, essa rentabilidade em 2022 seria de 8,78% ao ano, abaixo da rentabilidade do Prefixado 2026 [10,52% ao ano]. Mas se a inflação for de 10% ao ano, o Tesouro IPCA 2026 passa a ser mais vantajoso, com retorno de 14,66% ao ano", explicou.

Para Esperandio, apesar das projeções, não tem como cravar como vai estar a inflação e os juros, por exemplo, daqui a um, dois ou três anos. Por isso, a recomendação é sempre diversificar os seus investimentos.

"A gente não tem certeza do que vai acontecer no futuro. Por conta disso, a minha estratégia é diversificar nos dois tipos de investimento", afirmou.

Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas aqui são referentes ao dia 30 de setembro. As taxas podem variar de um dia para o outro.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.