PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

4 assuntos que podem movimentar o mercado nesta semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2021 04h00Atualizada em 11/10/2021 09h55

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, quatro notícias que podem afetar o mercado nesta semana.

1) Boletim Focus - Nesta segunda (11) será publicado o Boletim Focus, relatório semanal do Banco Central. O boletim mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros, a Selic.

Com ele, os investidores podem conferir se suas expectativas continuam as mesmas em relação à última semana e isso pode movimentar a Bolsa.

2) Feriado nos EUA e no Brasil - Os EUA celebram o dia de Colombo nesta segunda (11). Apesar do feriado nacional, as bolsas tanto de Nova York, como a Nasdaq, abrem normalmente.

Já no Brasil, o feriado de Nossa Senhora Aparecida interrompe as negociações da Bolsa e do dólar amanhã (12).

A combinação dos feriados pode afetar as movimentações do mercado hoje, uma vez que boa parte dos investidores, em especial os internacionais, não estará presente.

3) Precatórios - Na última quinta-feira (7), o relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresentou seu parecer à Comissão Especial que analisa a proposta.

A votação da PEC na comissão deve acontecer nesta semana e é essencial para a liberação de espaço no Orçamento de 2022 para a criação do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família.

Como o assunto mexe com as contas e com a confiança do investidor no país, ele pode movimentar a Bolsa nesta semana.

4) Offshore de Guedes - Na última semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, para esclarecer sobre seus investimentos em offshore —nome dado para empresas constituídas em paraísos fiscais, onde os impostos são menores e não há necessidade de esclarecer origem ou destino de dinheiro.

A sessão para o esclarecimento do ministro pode ocorrer nesta semana e pode afetar a confiança dos investidores e movimentar o mercado.

Além de Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi convidado para prestar esclarecimentos também. Diferentemente de Guedes, o comparecimento de Campos Neto não é obrigatório.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE
Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, as Bolsas de Nova York e Nasdaq operam normalmente nesta segunda (11), apesar do feriado no país.