IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como aplicar em investimentos estrangeiros sem sair do Brasil?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/10/2021 04h00

Se você pretende diversificar a sua carteira de investimentos com ações estrangeiras, saiba que nem precisa sair do Brasil para fazer isso. No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, a economista Yolanda Fordelone mostra três tipos de investimentos em empresas estrangeiras.

"O mercado financeiro cresceu muito nos últimos anos, e há muitas oportunidades para você que quer ir além da renda fixa e das empresas brasileiras listadas na B3. Existem três maneiras de você investir em empresas do exterior", afirmou. Veja abaixo quais são essas maneiras e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Diversificar carteira e equilibrar riscos

Para a economista, investir em ações estrangeiras é uma oportunidade para você diversificar a carteira e também equilibrar um pouco de risco.

"Ao investir apenas em empresas brasileiras, você assume só o risco do país. Quando você investe em empresas que atuam na Europa, nos EUA ou em outros países, você diversifica regionalmente a sua carteira e os riscos", disse ela, que é também do canal Econoweek.

Yolanda listou três maneiras de investir em empresas estrangeiras, sem sair do Brasil.

1. BDRs (Brazilian Depositary Receipts)

BDRs são recibos que espelham ações de empresas estrangeiras listadas em bolsas estrangeiras. Na prática, é como se você investisse em ações de empresas fora do país, mas a partir da Bolsa brasileira.

Desde o fim do ano passado, esse investimento ficou mais acessível ao pequeno investidor. Antes, só podiam investir em BDRs investidores qualificados —aqueles com investimentos a partir de R$ 1 milhão.

Há dois tipos de BDRs:

  • Patrocinados: uma empresa com interesse no mercado brasileiro faz uma oferta de ações na Bolsa brasileira. Hoje, existem cerca de 800 BDRs na B3; apenas seis são patrocinados.
  • Não patrocinados (maioria dos BDRs): uma instituição financeira (chamada de "depositante") é a intermediária do negócio. Ela compra a ação da empresa estrangeira na Bolsa daquele país e, para negociar na Bolsa brasileira, lança o BDR não patrocinado, com lastro estrangeiro. "É como se você tivesse um recibo que representa essa ação que está guardada lá fora", afirmou a economista. Nessa lista estão empresas como AirBnb, Amazon, Facebook, Microsoft, Tesla, entre outras.

No site da B3, você encontra a lista dos BDRs não patrocinados e patrocinados.

Segundo Yolanda, nem todas as empresas estrangeiras distribuem dividendos a seus acionistas, porque não existe uma regra única para todos os países.

"É preciso entender caso a caso. Ao investir em BDR, você deve mirar na estratégia de crescimento, olhando para empresas nas quais você acredita que a ação vai valorizar", declarou.

2) ETFs (Exchange Traded Funds)

São fundos de investimentos negociados na Bolsa que acompanham algum índice ou conjunto de empresas.

"Nesse fundo, uma gestora reúne os recursos de diversos investidores para comprar ativos, conjuntamente. A grande vantagem é que com a compra de apenas uma cota, negociada na Bolsa, a pessoa tem acesso a várias ações estrangeiras", disse a economista.

Segundo Yolanda, um ETF lançado esta semana é o WRLD11, que replica um fundo internacional com cerca de 9.000 empresas estrangeiras de mais de 50 países.

Para a economista, uma grande vantagem é que o investidor pode focar em ETF de segmentos específicos —apenas de empresas chinesas, ou empresas de biotecnologias, ou de criptomoedas, entre outros.

3) Fundos de investimentos no exterior

São fundos de investimentos tradicionais de corretoras e de instituições financeiras que mantêm, entre outros tipos de investimento, ativos de empresas no exterior.

A diferença para os ETFs é que tais fundos não são negociados na Bolsa. Para acessá-los, a pessoa investe diretamente no banco ou corretora. As taxas de administração também costumam ser maiores.

Nesses fundos, em geral, pelo menos 40% da carteira está em ativos internacionais.

Yolanda indicou a plataforma Mais Retorno para você pode comparar esses fundos disponíveis. "Por meio da plataforma, é possível comparar o retorno do fundo com indicadores do mercado, como o Ibovespa e CDI", disse.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.