IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Qual o melhor momento para comprar dólar? Economista conta uma estratégia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/11/2021 04h00

Vai viajar para o exterior e pretende comprar dólar, mas tem dúvidas de qual é o melhor momento para fazer isso, diante de tanto sobe e desce da moeda norte-americana? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio disse que não há como acertar o melhor dia para comprar o dólar com a menor cotação.

"A melhor estratégia é garantir o câmbio médio", afirmou. Entenda abaixo a estratégia e assista ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quinta-feiras, às 15h.

Como garantir um 'câmbio médio'

Segundo Esperandio, a cotação do dólar, e de qualquer outra moeda, é muito difícil de ser projetada. "Tudo impacta na cotação cambial", disse ele, que também é do canal Econoweek.

Qualquer notícia pode fazer a moeda subir ou cair. Nos últimos dias, os impasses em relação ao teto de gastos e as demissões no Ministério da Economia fizeram o dólar disparar. Na semana encerrada no dia 22 de outubro, por exemplo, a moeda acumulou alta de 3,16% e teve a pior semana desde 8 de julho.

Qualquer incerteza em relação às contas públicas e impasses internos e externos afetam a cotação.

"Se você já tem viagem marcada e precisa comprar dólar, não espere o câmbio baixar para fazer isso", disse.

Para o economista, a melhor estratégia é ir comprando dólares aos poucos, à medida que você já tem o dinheiro para isso. E não precisa ser dólar em espécie. Você pode comprar dólar no cartão pré-pago, que é mais seguro.

Esperando afirmou que a melhor estratégia é garantir o "câmbio médio". "Você deixa de comprar hoje porque acha que o dólar vai baixar. Mas, e se ele subir ainda mais amanhã? No câmbio médio, você não vai garantir a melhor oportunidade com o dólar mais barato, mas também não vai pagar mais caro depois. Vá comprando aos poucos, caso não tenha toda a grana, e, se tiver toda a grana, já compra", disse.

Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas aqui são referentes ao dia 14 de outubro. As taxas podem variar de um dia para o outro.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.