PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Como descobrir a melhor ação para investir? Veja dica do especialista

Qual a melhor estratégia para investir em ações e outros ativos em renda variável? - Getty Images/iStockphoto/denphumi
Qual a melhor estratégia para investir em ações e outros ativos em renda variável? Imagem: Getty Images/iStockphoto/denphumi
Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/03/2022 04h00

Será que existe "aquela" ação para investir neste momento e que vai te dar aquele retorno tão sonhado? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio revela e mostra, ainda, que investir em ações para ganhar no curto prazo pode trazer uma consequência nada boa.

Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Chance de tomar rasteira do mercado

Para Esperandio, investir em ações contando com um crescimento exponencial no curto prazo não é a melhor estratégia.

"Se você quer tentar acertar a ação que está barata e que vai valorizar em questão de dias, semanas ou meses, a chance de tomar uma rasteira do mercado financeiro é gigantesca", declara ele, que também é do canal Econoweek.

Na renda variável, segundo o economista, a estratégia mais recomendável é aplicar o seu dinheiro no longo prazo. "Se você investir em ações mais para receber dividendos e, eventualmente, vender parte dessas ações daqui a 15, 20 anos, mirando a aposentadoria e ver seu patrimônio se valorizar, daí não existe a ação do momento", afirma.

Diversificar sua carteira

O economista diz que a recomendação é diversificar sua carteira de investimentos. "O importante é escolher boas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, que tenham perspectivas positivas", diz.

Mas, antes de investir e traçar a sua estratégia, é preciso conhecer o seu perfil de investidor.

"Para isso, você pode contar com profissionais do mercado, que vão te dar orientações. Mas não faça investimentos cegamente, não se acomode. Você tem que ganhar autonomia, ganhar conhecimento pouco a pouco, para poder fazer suas escolhas e saber se sua estratégia está alinhada ao seu perfil de investidor", declara.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.