PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Vale trocar o plano de previdência por outra aplicação? Veja o que avaliar

Anda desanimado com o seu plano de previdência privada? Veja se vale trocar este investimento por outro - Getty Images/iStockphoto
Anda desanimado com o seu plano de previdência privada? Veja se vale trocar este investimento por outro Imagem: Getty Images/iStockphoto
Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, de São Paulo

03/05/2022 04h00

Geralmente, quem faz um plano de previdência privada está visando o longo prazo. E se no meio do caminho você decidir trocar a previdência por outra aplicação e sacar o dinheiro no médio prazo? É uma boa estratégia? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio diz que, antes de qualquer decisão, vale checar as regras de funcionamento do seu fundo de previdência.

"Muitos deles têm uma punição para quem saca o dinheiro antes do prazo", afirma. Além disso, pode haver benefícios em manter esse investimento.

Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Taxa de punição se resgatar antes do prazo

Esperandio afirma que, tipicamente, a previdência privada é um fundo de investimento voltado para a aposentadoria —com um gestor profissional por trás que decide onde alocar o dinheiro.

"Há alguns benefícios fiscais, como abatimento de parte do investimento da base tributável do Imposto de Renda, de modo que você poderia até restituir parte do que foi pago no ano", diz ele, que também é do canal Econoweek.

Segundo o especialista, há centenas de fundos de previdência no país, cada um como uma estratégia, desde a mais conservadora até a mais agressiva. "Eles também têm regras específicas de funcionamento, e muitos têm taxa de punição para quem faz o resgate antecipado", declara.

O economista diz que, antes de tomar a decisão de resgatar fora do prazo, vale a pena conferir as regras de funcionamento do fundo. "Se houver a taxa de punição, muitas vezes pode não valer a pena sacar o dinheiro antes".

Diversificar sempre

Esperandio afirma, no entanto, que, se o fundo estiver atendendo a seu propósito e está com rentabilidade adequada, talvez valha deixar o dinheiro ali investido.

"Por que não deixar lá essa grana, contar com algumas isenções tributárias e, eventualmente, fazer aportes menores? E, daqui para frente, focar seus novos aportes em outros tipos de investimento. Não precisa tirar tudo de um lugar e pôr no outro. Nunca é bom colocar todos os ovos numa cesta só", declara.

O economista afirma que a decisão tomada deve estar de acordo com o seu objetivo ao investir em fundos de previdência privada. "Diversifique sempre, de acordo com o seu perfil de investidor e seus propósitos ao investir", declara.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.