PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Posso perder dinheiro em uma previdência privada?

Previdência privada: veja em quais situações você pode ter prejuízo neste investimento - Josh Appel/Unsplash
Previdência privada: veja em quais situações você pode ter prejuízo neste investimento Imagem: Josh Appel/Unsplash
só para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/07/2022 04h00

Uma situação pela qual nenhum investidor quer passar: perder dinheiro na sua previdência privada. Mas existe esse risco mesmo? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Vivian Rodrigues afirma que sim e mostra em quais situações isso pode acontecer.

Leia a explicação dela e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Escolha errada e risco do mercado

A planejadora financeira diz que perder dinheiro na previdência privada é algo que pode, sim, acontecer. Um dos motivos é fazer uma escolha errada do plano de previdência mais adequado ao seu perfil.

Na previdência privada, você deve escolher entre entre VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e ainda entre regime de tributação progressiva ou regressiva.

O outro motivo é o próprio risco de mercado —não ter a rentabilidade garantida ao final. "Sempre que a gente coloca o dinheiro em um fundo de investimento, seja ele tradicional ou um de previdência privada, ele vai ter alguns balanços [volatilidade]; uns mais, outros menos", diz.

Portanto, segundo ela, se você resgatar o dinheiro nesse momento de queda, há chances de não ter rentabilidade alguma ou de ter prejuízo.

"Naturalmente, qualquer investimento que a gente faça tem um risco atrelado. Um risco de a gestora quebrar, do mercado, do ativo, do país. Não há investimento livre de risco", declara.

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.