IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como fica a véspera de feriado em 9 capitais do Brasil em meio à greve

Do UOL, em São Paulo*

30/05/2018 04h00

Como fica o feriado de Corpus Christi amanhã (31), diante da incerteza sobre o fim da greve dos caminhoneiros? Em algumas capitais, como Belo Horizonte, órgãos públicos decretaram ponto facultativo com emenda pós-feriado, ou seja, voltarão a funcionar apenas na próxima semana.

Os serviços públicos, aos poucos, restabelecem a normalidade. Nos postos de combustíveis, que começaram a receber mais produtos nas bombas, ainda há longas filas. Encher o tanque pode permitir a viagem de ida do feriado, mas é preciso cuidado com a volta.

Leia também:

Confira abaixo o que é previsto para a véspera de feriado em nove capitais do país.

São Paulo

Transportes
Com combustível garantido pela prefeitura apenas até esta quarta-feira (30), a SPTrans deverá repetir o esquema dos últimos dias, com 60% a 70% da frota operando, mas com suporte pleno do metrô e dos trens, que trabalharão no horário estendido, das 4h à 1h desta quinta. As linhas de trólebus operam com a frota máxima, assim como o serviço Atende (transporte de deficientes). O rodízio de veículos continuará suspenso até o fim da semana, e os agentes da CET foram orientados a não multar veículos que venham a sofrer pane seca.

Combustíveis
Uma reunião entre o governador Márcio França e representantes dos caminhoneiros autônomos definiu a liberação do abastecimento dos postos a partir desta terça. Gradualmente, as refinarias estão sendo liberadas, inclusive sem a necessidade de escolta dos caminhões-tanque. Segundo a Plural, entidade que representa redes como BR, Ipiranga e Shell, a situação em São Paulo ficará menos complexa nas próximas 48 horas.

Saúde
Doze dos 16 hospitais municipais voltaram a realizar cirurgias eletivas, já que a Secretaria de Saúde da cidade conseguiu reforçar o estoque de insumos. Carmino Caricchio (Zona Leste), Tide Setúbal (Zona Leste), Hospital M’Boi Mirim-Dr. Moysés Deutsch (Zona Sul) e José Soares Hungria (Zona Norte) continuam atendendo apenas cirurgias consideradas emergenciais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem conseguido abastecer os veículos, garantindo o atendimento regular da demanda.

Educação
A Secretaria Municipal de Educação reafirmou o funcionamento normal das escolas nesta quarta-feira. A oferta de merenda está garantida, com cardápio adaptado de acordo com o estoque de cada unidade.

Limpeza urbana
Coletas de lixo domiciliar, hospitalar, limpeza pós-feiras livres, recolhimento de animais mortos e varrição de ruas funcionam normalmente na cidade. Apenas a coleta seletiva está suspensa, mas os Ecopontos, locais para o descarte de volume pequeno de entulho e material reciclável, serão reabertos nesta quarta.

Alimentos
A partir desta quarta-feira, as feiras voltam a locais descentralizados por uma opção dos feirantes.

Rio de Janeiro

Transportes
O BRT já está com operação normalizada nas linhas Transcarioca e Transolímpica, mas encara restrições em trecho da Transoeste, por questões de segurança. A Rio Ônibus informou que os ônibus convencionais operam com 71% de capacidade e, se mantida a continuidade da operação de abastecimento de combustível, as empresas já têm condições de normalizar o serviço.

Combustíveis
O Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro informou, na noite desta terça, ter viabilizado a liberação de 12 milhões de litros de combustíveis para o abastecimento dos postos do Estado. Apenas o Complexo da Refinaria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, proporcionou a saída de 772 caminhões-tanque. Entidades ligadas ao varejo estimam que a oferta de produtos nas bombas estabilizará em até cinco dias.

Educação
As escolas municipais vão funcionar normalmente nesta quarta. Segundo o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, cerca de 99% das unidades de ensino público tiveram aulas nesta terça, 13% delas com funcionamento parcial. Apesar de a média da frequência dos alunos ter sido abaixo do normal, apenas seis (0,4%) escolas não abriram. 

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde implantou um plano de contingência para racionalizar os recursos disponíveis. O atendimento nas unidades seguirá normal, embora alguns funcionários ainda encontrem dificuldades para chegar ao local de trabalho devido à instabilidade no transporte público. Os hospitais estão abastecidos com insumos e medicamentos, mas a alimentação é servida com adequações no cardápio. Há dificuldade na realização de exames laboratoriais, com prioridade concedida aos mais importantes.

Demais setores
A Comlurb atua sem restrições na coleta de lixo, coletiva seletiva, remoção e poda de árvores. O Centro de Operações Rio (COR), a Guarda Municipal e a Defesa Civil continuam de prontidão para atuar nos reflexos da greve dos caminhoneiros. A capital segue em estágio de atenção.

Minas Gerais

Transporte

O transporte público e os serviços de limpeza urbana funcionam normalmente. O metrô que liga Belo Horizonte a Contagem terá funcionamento apenas das 5h30 às 9h30. Os funcionários do serviço decidiram manter a paralisação que já afetou os usuários nesta terça. O grupo, que reivindica a retomada das negociações salariais, marcou assembleia por volta das 12h, na Praça da Estação, para definir se a greve se estenderá ao feriado de Corpus Christi.

Alimentos

A Central de Abastecimento Municipal, mercados municipais, sacolões e feiras em geral terão funcionamento parcial, baseado no volume de produtos disponíveis para comercialização. As quatro unidades do Restaurante Populares abrirão nesta quarta, mas com adaptações no cardápio devido à falta de alguns itens.

Saúde

As unidades da Rede SUS-BH que atendem urgência terão funcionamento normal. Os demais centros de saúde vão operar com escala de 50% dos funcionários.

Escolas e órgãos públicos

Como a prefeitura de Belo Horizonte decretou ponto facultativo até esta quarta-feira, com direito a emenda pós-feriado de Corpus Christi, na sexta, escolas da rede municipal, órgãos públicos e entidades do Poder Executivo retomarão as atividades apenas na próxima semana.

Santa Catarina

Transportes
Na Grande Florianópolis, o sindicato dos motoristas cruzou os braços e só voltou depois das 11h, após assembleia geral. A partir desta quarta, haverá paralisações das 8h às 11h, das 14h às 17h e a partir das 20h. Em Joinville, haverá redução na quantidade de horários da frota em períodos com menor movimentação e os ônibus só sairão dos terminais quando atingirem número mínimo de passageiros. Criciúma, Blumenau e Chapecó também estarão com o serviço limitado.

Combustíveis e alimentos

Nenhum posto em Joinville possui combustível. O mesmo ocorre no Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú e região, o Sul e Oeste do Estado. O Sindópolis informou que a normalização do serviço na Capital deve demorar de três a sete dias a partir da liberação dos caminhões-tanque da base de distribuição da Petrobras, em Biguaçu.

Pelo menos 20 municípios catarinenses decretaram situação de emergência ou calamidade pública. Foram afetados pelo desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros os municípios de Concórdia, Irani, São Joaquim, Marema, Faxinal dos Guedes, São João Batista, Antônio Carlos, Major Gercino, Chapecó, Morro Grande, Ituporanga, Rio do Sul, Braço do Trombudo, Aurora, Monte Castelo, Pinhalzinho, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Brusque. As cidades registram falta de alimento e combustíveis.

Saúde
As 49 unidades de saúde e UPAs de Florianópolis atenderão normalmente nesta quarta. O mesmo ocorre nas principais cidades do Estado. Entretanto, cirurgias e exames eletivos nos hospitais estaduais seguem suspensas.

Educação
As aulas na rede municipal e estadual em Florianópolis serão retomadas nesta quarta-feira. A UFSC, a Udesc e a Unisul suspenderam atividades até a próxima segunda-feira (4). Em Joinville, as aulas estão mantidas, mas 6.430 alunos faltaram às aulas somente na segunda (28).

Rio Grande do Sul

Transportes

Em Porto Alegre, nesta quarta-feira, nos horários de pico, os ônibus irão circular normalmente. Nos demais períodos, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as linhas funcionarão com horário de sábado. O motorista que não fizer o itinerário do dia poderá ser multado em R$ 476,84 por hora não cumprida.

Combustíveis

Segundo boletim divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre às 18h desta terça-feira, 94 postos da cidade estavam com combustíveis. A lista está disponível no site da prefeitura, mas há risco de os estoques acabarem em alguns deles. "Até o fim da quarta-feira, a capital deverá ter 70% dos postos abastecidos”, disse Kleber  Senisse, secretário municipal de Segurança.

Saúde

 A rede pública está em funcionamento, mas em condições delicadas. O Hospital de Clinicas de Porto Alegre, que chegou a suspender transplantes por oito horas, contornou a situação na madrugada desta terça (29), após a instituição receber os órgãos para a realização dos procedimentos. No entanto, a falta de insumos causa a suspensão da alimentação para funcionários -a prioridade neste momento são os pacientes. Segundo a Rede de Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, mais de 50% das 269 instituições que são representadas pela entidade têm reagendado atendimentos e cancelado cirurgias eletivas.

Paraná

Transportes

A Prefeitura de Curitiba diz que a frota total de ônibus estará nas ruas.

Combustíveis

Em Curitiba, houve nesta terça uma nova operação de escolta de caminhões-tanque. A expectativa dos postos é que o abastecimento vá sendo normalizado nos próximos dias.

Alimentos

As feiras municipais seguem com a rotina afetada em função do desabastecimento de produtos. As Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) não devem ter o fornecimento de alimentos normalizado.

Escolas

Tanto as escolas estaduais quanto as universidades seguem com problemas para continuar operando. Em virtude do feriado de Corpus Christi, muitas das instituições interromperam os serviços durante toda a semana.

Dos 399 municípios do estado, 127 municípios enfrentam paralisação total das escolas estaduais, e outros 47 estão interrompidos parcialmente. Além disso, 133 municípios ainda estão com problemas na regularização do transporte escolar. A expectativa é que a situação vá se resolvendo a partir da não interrupção do fornecimento de combustível nas refinarias.

As sete universidades estaduais seguirão fechadas. Além do feriado previsto para quinta-feira, haverá recesso acadêmico e administrativo na sexta (1º).

Serviços essenciais

De acordo com o governo do Paraná, os serviços essenciais vão funcionar normalmente nesta quarta.

Alagoas

Transporte

O transporte público está funcionando normalmente desde a segunda-feira em Maceió, um dia depois de as empresas receberem carregamentos de óleo diesel.

Combustíveis

Os postos estão praticamente todos abastecidos desde a noite do último sábado, quando a entrada do Porto de Maceió foi liberada.

Escolas

Escolas da rede municipal e estadual funcionam normalmente, mas as universidades estaduais e muitas privadas suspenderam as aulas, ainda mais com a aproximação do feriado de Corpus Christi.

Pernambuco

Transporte

O transporte urbano no Grande Recife está normalizado. Um acordo com caminhoneiros permitiu ao governo do Estado tirar 120 caminhões de combustível do Porto de Suape por dia.

Combustíveis

O abastecimento nos postos segue irregular e com falta na maioria deles.

Escolas e Justiça

As universidades federais e a Católica suspenderam aulas, que retornarão apenas na próxima segunda-feira (4), contemplando o feriado de Corpus Christi. A Justiça também voltou a ter expediente normal desde terça-feira.

Bahia

Transporte

Serviços estão se normalizando, Os ônibus urbanos circularam com 100% da frota nesta terça-feira.

Combustíveis

O abastecimento aos postos foi retomado, mas ainda há muitas filas e espera para abastecer na capital baiana. Há muitos relatos de desabastecimento de alimentos e água em cidades do interior.

Escolas

As aulas na Universidade Federal da Bahia serão retomadas nesta quarta. 

*Reportagem de Aline Torres, Bruno Freitas, Carlos Madeiro, Luciano Nagel, Marina Lang e Vinícius Boreki)

Veja dicas para economizar combustível no seu carro

UOL Carros