IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar entra na reta final de inscrições

Ranking premiará empresas brasileiras com melhor gestão de pessoas - YouXVentures/Unsplash
Ranking premiará empresas brasileiras com melhor gestão de pessoas Imagem: YouXVentures/Unsplash

Bruno Lazaretti

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Inscrições para premiação sobre gestão de pessoas e clima organizacional se encerram em 12/9
  • Empresas do setor de saúde surpreendem e já correspondem a 23% do total de inscritas
  • Participantes terão acesso a uma pesquisa de clima organizacional completa e gratuita
  • Próxima fase envolve auditoria dos dados; entrega final dos prêmios deve ocorrer em novembro

Empresas têm até 12/9 para participar da primeira edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, que vai eleger as companhias brasileiras com melhor clima organizacional, gestão de pessoas e liderança. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

A premiação será definida a partir da pesquisa de clima organizacional FIA Employee Experience, conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O estudo já inclui perguntas sobre o impacto da covid-19 e traz uma novidade: um índice que avaliará também a relação dos funcionários com o CEO da empresa.

Filipe Talamoni Fonoff, um dos professores responsáveis pelo projeto, já detectou uma das tendências de 2020: uma maior adesão das companhias da área de saúde. Atualmente, elas já representam cerca de 23% de todas as inscritas.

"Tivemos uma enxurrada de empresas desse tipo recentemente, e esse número ainda deve crescer", explica "Isso revela que o setor se atentou para o fato de que cuidar de quem trabalha na empresa é tão importante quanto criar benefício para o cliente final."

A pandemia pode ter acelerado essa percepção. Algumas empresas hospitalares na linha de frente do combate ao coronavírus criaram benefícios excepcionais nos últimos meses, como auxílio para contratação de babás, hotel para isolamento dos funcionários e até um mercado próprio, com menor risco de contaminação.

Participantes terão avaliação gratuita

Filipe Talamoni Fonoff, professor da FIA - Simon Plestenjak/Divulgação FIA - Simon Plestenjak/Divulgação FIA
Fonoff: "Marcas grandes sabem a importância de melhorar sua cultura corporativa"
Imagem: Simon Plestenjak/Divulgação FIA
"Estar na lista do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é algo que, por si só, já transmite a ideia de humanização das corporações", avalia Fonoff. "As grandes marcas sabem a importância de avaliar, melhorar e divulgar uma cultura corporativa mais humana".

O professor também destaca que a participação é uma chance para que empresas e seus líderes de RH apresentem novas ideias e iniciativas de gestão de pessoas tanto para o público geral quanto para o meio acadêmico.

A pesquisa combina indicadores obtidos por meio de um extenso formulário, preenchido por departamentos-chave, como o RH, e por meio de uma análise de clima organizacional respondida anonimamente pelos funcionários.

"Isso compõe um panorama bem completo, que funciona como uma espécie de consultoria gratuita", afirma Fonoff. As organizações que se interessarem pelo seu desempenho na metodologia podem receber uma leitura guiada dos seus próprios índices em uma videoconferência com o painel de especialistas da FIA. "Assim, elas têm contato com uma metodologia consagrada e também com informações de qualidade para poder tomar decisões sobre gestão e processos internos".

Próxima fase terá auditoria das informações

CEO - Hunters Race/Unsplash - Hunters Race/Unsplash
Pesquisa terá índice inédito, dedicado à avaliação de CEOs
Imagem: Hunters Race/Unsplash
As companhias terão até 26/9 para finalizar a coleta das informações. Em seguida, começa a segunda fase da premiação: um ciclo de auditorias remotas para confirmar a veracidade dos dados fornecidos.

A auditoria servirá para regular a pontuação final de cada empresa em quatro Índices: o de Clima Organizacional (i-CO), o de gestão de pessoas (i-GP), o de liderança (i-LID) e o de CEO (i-CEO). Os vencedores em cada categoria, divididos em três listas (empresas de pequeno, médio ou grande porte) serão anunciados em novembro.

Mais dúvidas podem ser esclarecidas neste FAQ.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que vai destacar as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. Os vencedores serão definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience, que vai medir o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. As inscrições estão abertas até o dia 12/9 e podem ser feitas, gratuitamente, no site da pesquisa FIA Employee Experience.