IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dori, Seguros Unimed e Sebrae RN são 'Lugares Incríveis para Trabalhar'

Julia Moióli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2022 04h00

Dori Alimentos, Seguros Unimed e Sebrae RN são as grandes vencedoras da terceira edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) 2022, transmitido pelo UOL na última sexta-feira, 9 de setembro. A premiação reconheceu as empresas brasileiras com melhores práticas de RH e clima organizacional do país, de acordo com a pesquisa exclusiva FIA Employee Experience - FEEx, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

A Dori Alimentos foi selecionada como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" na categoria das empresas de grande porte (acima de 1.500 funcionários), a Seguros Unimed ficou com o título entre as companhias de médio porte (de 301 a 1.500 funcionários) e o Sebrae RN se destacou entre as empresas de pequeno porte (até 300 pessoas).

Pedro Lobo da Silva, CEO da Dori Alimentos, comemorou o título na categoria grande porte: "O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar tem contribuído muito para o crescimento e o amadurecimento das nossas equipes e lideranças. Estou radiante e tenho certeza de que nossos quase 3 mil colaboradores estão todos conectados e vibrando neste momento."

Premiada como Lugar Mais Incrível para Trabalhar entre as empresas de médio porte, a Seguros Unimed também venceu no setor de Seguradoras e mereceu destaque como a "Mais Incrível em Inovação e Autonomia". Erilayne Lobo de Melo, gerente de desenvolvimento organizacional da Seguros Unimed, comentou: "Pelo segundo ano consecutivo, conseguimos a primeira posição e é legal lembrar que, em comparação com o ano passado, nossos resultados melhoraram. Então, este prêmio é de todos nós na Seguros Unimed."

Vencedores LIPT - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Representando os grandes premiados de 2022 (da esq. para dir.): José Ferreira Melo Neto (Sebrae RN), Erilayne Lobo de Melo (Seguros Unimed) e Pedro Lobo da Silva (Dori Alimentos).
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Entre as empresas de pequeno porte, a campeã foi o Sebrae RN, que também venceu no setor de Educação. "Um lugar incrível para trabalhar é um lugar onde você está feliz", disse José Ferreira Melo Neto, superintendente do Sebrae RN, que destacou o orgulho de presenciar o reconhecimento da instituição. "Quando as pessoas fazem o que gostam, estão motivadas e têm oportunidade de ser criativas, elas vestem a camisa naturalmente."

Cerimônia de premiação

Os troféus do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar foram entregues durante uma cerimônia online ao vivo, apresentada no Canal UOL pela jornalista Fabíola Cidral.

Convidado especial, o colunista do UOL, Top Voice do LinkedIn e especialista em novos modelos de gestão e futuro do trabalho, Alexandre Pellaes destacou as três mudanças mais marcantes do mercado de trabalho nos últimos anos, intensificadas e aceleradas pela pandemia de covid-19: "A primeira diz respeito ao significado do trabalho para os indivíduos: se historicamente sempre se tratou de um lugar de sustento, conquista financeira e marcos materiais, agora começamos a falar sobre propósito, conexão, significado e a expressão de quem somos", pondera.

"A segunda grande mudança é o estilo de liderança. Por muito tempo, liderança foi um status, um lugar dentro da escada organizacional onde chegávamos por ser o próximo passo. Hoje está claro que liderança não é atributo de um cargo ou de uma pessoa, mas de uma relação", complementa o colunista.

Pellaes conclui explicando que "o terceiro grande fator é a mudança de políticas, processos e propósitos. A razão de existir de uma empresa deixou de ser apenas maximizar o retorno para o acionista. Toda empresa só será bem sucedida se for reconhecida como plataforma de desenvolvimento de pessoas e construção de legado social."

Sobre a importância do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, Pellaes afirmou: "A premiação identifica as melhores práticas e incentiva outras organizações a promover mudanças. Mostra o que já está sendo feito e que esse movimento não tem volta: é uma evolução de nossa consciência sobre o papel do trabalho em nossas vidas. Hoje, as carreiras são mais flexíveis para que possamos expressar quem somos de verdade, e as organizações precisam compreender melhor seu papel no desenvolvimento humano."

Também participaram da transmissão Joel Dutra, coordenador do curso de pós-graduação e MBA em liderança de pessoas da FIA e Lina Nakata, coordenadora técnica da FEEx.

Dutra ressaltou o papel da pesquisa no aprimoramento de gestão de pessoas no país, oferecendo às empresas um termômetro para que elas consigam se comparar no mercado e ouvir seus colaboradores.

Sobre a importância do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar no contexto de mudanças do mercado de trabalho, comentou: "Em 2020 já havíamos percebido que não voltaríamos para o novo normal. Estávamos assistindo a um momento de mudança de paradigmas. Iríamos voltar para um ambiente totalmente novo e é o que está acontecendo. As pessoas estão buscando se encontrar, as organizações também e nós temos muitos caminhos em termos de gestão de pessoas. Por isso, a FEEx é tão relevante para o momento que vivemos no Brasil e no mundo."

Principais nomes da FEEx

Troféus LIPT 2022 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Troféus LIPT 2022
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Além do prêmio principal, nas categorias pequeno, médio e grande porte, as empresas se destacaram ainda em 19 setores de atividade: Agronegócio (Aperam Bioenergia), Alimentos e Bebidas (Bem Brasil), Bancos (Itaú Unibanco), Comércio (Brasal Combustíveis), Consultoria e Auditoria (STATUM Geotecnia), Educação (Sebrae RN), Energia (AES Brasil), Engenharia (MPD), Farmacêutica (Ourofino), Indústrias Diversas (Kordsa), Mineração e Siderurgia (Samarco), Química e Petroquímica (Lanxess), Saneamento (Águas Guariroba), Seguradoras (Seguros Unimed), Saúde (Sabin Medicina Diagnóstica), Serviços (EPPO Cidades Inteligentes), Serviços Financeiros (Sicoob Crediriodoce), Tecnologia e Computação (TecnoSpeed) e Transporte e Logística (Localiza).

Também foram premiadas empresas que se destacaram nas categorias "Carreira" (Águas Guariroba), "Liderança" (Intelbras), "CEO" (Localiza), "Inclusão LGBTQIA+" (Cobmax), "Respeito Racial" (Grupo Cataratas), "Equidade de Gênero" (Sabin Medicina Diagnóstica), "Educação Corporativa" (Kordsa), "ESG" (Lojas Renner), "Inovação e Autonomia" (Seguros Unimed) e "Bem-Estar" (EPPO Cidades Inteligentes)

Painéis temáticos

LIPT 2022 - Painel 1 - Mariana Pekin - Mariana Pekin
O painel de abertura tratou sobre o tema "De estagiário a CEO: como um bom plano de carreira ajuda a alinhar expectativas e reter talentos".
Imagem: Mariana Pekin

A edição de 2022 da live de premiação contou com uma novidade: a realização de quatro painéis temáticos com representantes das empresas vencedoras, mediados por jornalistas do UOL.

O primeiro tratou da importância dos planos de carreira para alinhar expectativas e reter talentos. Mediado pela jornalista Mariana Londres, colunista do UOL em Brasília, contou com Themis de Oliveira, diretor presidente da Águas Guariroba, Dione de Quadros Teodoro, gerente executiva de empresas da Intelbras, e Daniel Linhares, diretor executivo de gente da Localiza.

LIPT 2022 - Painel 2 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Segundo painel, intitulado como "Incluir é preciso. Mais que um quadro diverso, é preciso dar poder a quem pensa diferente".
Imagem: Mariana Pekin/UOL

No segundo painel, mediado por Helton Simões Gomes, editor do Núcleo de Diversidade do UOL, Thamires Souza, gestora de diversidade e inclusão da Cobmax, Caroline Carvalho, supervisora de gente, cultura e carreiras do Grupo Cataratas e Mariana Bittar, gerente de pessoas da Sabin Medicina Diagnóstica discutiram a importância de ter um quadro de colaboradores diversos nas empresas e de levar este tema à liderança.

LIPT 2022 - Painel 3 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Participantes do painel 3 debateram sobre "O futuro do emprego: quais são os desafios que empresas e funcionários devem encontrar pela frente e como se preparar para eles."
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Mediados por Alexandre Pellaes, Isa Castro Pinheiro, gerente de relações humanas da Kordsa, Fernada Assis Brasil, gerente sênior de RH das Lojas Renner, Erilayne Lobo de Melo, gerente de desenvolvimento organizacional da Seguros Unimed, e Rodrigo Cristiano Ventre, diretor-executivo da EPPO Cidades Inteligentes falaram sobre tendência e desafios na construção do futuro do trabalho saudável.

Já o foco do painel final, que contou com representantes das três empresas consideradas Lugares Incríveis para Trabalhar nas categorias pequeno, médio e grande porte, foi como construir um lugar incrível para trabalhar no inóspito ambiente de negócios nacional.

LIPT 2022 - Painel 4 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
O tema do painel final foi "Desafio Brasil: como construir um lugar incrível para trabalhar no inóspito ambiente de negócios nacional".
Imagem: Mariana Pekin/UOL

José Ferreira Melo Neto, superintendente do Sebrae RN, Erilayne Lobo de Melo, gerente de desenvolvimento organizacional da Seguros Unimed, e Pedro Lobo da Silva, CEO da Dori Alimentos, mediados por Fabíola Cidral, comentaram ainda questões importantes levantadas pela FEEx, como o aumento do endividamento pessoal e amizades no ambiente de trabalho.

Metodologia

As organizações vencedoras do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 foram definidas a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), da qual participaram anonimamente 188 mil funcionários de mais de 400 empresas - dessas, 140 alcançaram pontos suficientes para serem consideradas lugares incríveis para trabalhar.

O índice FIA Employee Experience - nota recebida por cada empresa - é composto por critérios com pesos distintos: 60% correspondem ao índice de pesquisa organizacional, calculado a partir de questionários preenchidos por funcionários, 30% ao índice de gestão de pessoas, que considera o conjunto de práticas do RH, 5% ao índice que liderança, que avalia, entre outros pontos, coerência, feedbacks e estilo de liderança dos gestores, de acordo com os colaboradores, e 5% ao índice de CEO, que leva em conta popularidade, qualidade de gestão e nível de confiança transmitido aos colaboradores pelo principal executivo da empresa.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2023? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em outubro de 2022.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx)