IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #168: Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Cars

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

07/08/2023 14h46

Como construir marca no país, mesmo vendendo para uma pequena parcela da população? O UOL Mídia e Marketing desta semana conversa com Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Cars América Latina - veja, acima, a entrevista na íntegra.

No papo, Rafael fala sobre o novo mercado de carros elétricos, comenta sobre o time de embaixadores da marca, além de abordar os desafios da nova publicidade.

"Diferenciação está em 3 coisas: oferecer experiências que criem conexão, influenciar outros setores da indústria e também sobre menos falar e mais fazer. Apenas contar boas histórias não é mais suficiente", afirma (a partir de 26:20).

Carro como vilão?

"Muitas pessoas ainda veem o carro como vilão da sociedade. A Volvo pensa muito nisso. A gente precisa retomar o papel que o automóvel teve nas suas origens e essa transformação vai passar pela eletrificação", diz (a partir de 7:01).

E quais são os maiores desafios de se vender carro elétrico no Brasil, além do preço?

"Atualmente, um dos grandes desafios é desmistificar questões relacionadas a autonomia e estrutura de carregamento. Estrutura, por exemplo, é um problema muito mais emocional do que preocupação real - e, até por isso, começamos a trabalhar no desenvolvimento dessa estrutura", declara (a partir de 18:02).

Novo marketing passa por fazer mais e falar menos

"Pessoas também estão buscando mais quem constrói e menos contadores de história. Quando a gente começa a fazer essa estrutura de carregamento, passamos a oferecer essa experiência. Esse é o melhor marketing", fala Rafael (a partir de 21:26).

"Diferenciação (do marketing) está em 3 coisas: oferecer experiências que criem conexão, influenciar outros setores da indústria e também sobre menos falar e mais fazer. Apenas contar boas histórias não é mais suficiente", declara (a partir de 26:20).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.