IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja onde investir diante da incerteza se juros vão subir

Epaminondas Neto

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 06h00

O investidor enfrenta uma verdadeiro desafio neste ano: como decidir a melhor aplicação para seu dinheiro, sem ter certeza sobre o que o governo deve fazer para reprimir a inflação.

Há poucas semanas, havia uma certa convicção de que o Banco Central deveria manter a taxa básica de juros do país (a ferramenta básica para combater a inflação) no patamar atual de 7,25% por todo o ano, subindo somente em 2014.

Essa taxa é muito importante porque influi no custo dos empréstimos e nos ganhos das aplicações financeiras como fundos DI e da poupança.

Esse relativo consenso desapareceu, entre outros fatores, por causa do susto com a inflação de janeiro. Como resultado, uma parte dos economistas do setor financeiro já espera um aumento dos juros básicos ainda neste ano, talvez nos próximos meses.

Como regra geral, se os juros básicos da economia realmente subirem, fundos DI, CDBs-DI e a poupança (pelas novas regras) são as aplicações financeiras mais favorecidas. São produtos que, por definição, "perseguem" a taxa de juros do país.

Por outro lado, aplicações como a Bolsa de Valores e os produtos dedicados a acompanhar o IPCA (o índice de preços calculado pelo IBGE), como os "fundos de inflação" e os títulos do Tesouro Direto chamados de NTN-Bs e ainda as LTNs (títulos prefixados) são os mais desfavorecidos nesse cenário.

Veja abaixo as dicas para investir conforme cada aplicação:

Ações - perspectiva de juro mais alto tira apelo da Bolsa

CDBs, fundos DI e poupança - se juro subir, ganhos melhoram

Fundos multimercados - a sugestão arriscada para momentos de incerteza

Tesouro direto - risco de alta dos juros afeta títulos e fundos de inflação

Analistas têm dúvidas sobre o que o governo vai fazer com os juros

Os efeitos da alta dos juros sobre as aplicações

AplicaçõesGanha ou perdeRecomendação dos especialistas
AçõesPerdem. Juros altos costumam ser nocivos para a Bolsa; ações de banco podem ser exceçãoSomente aconselhado para investidores de longo prazo (5 anos)
Poupança; fundos DI e CDBs-DIGanha. Juros altos favorecem aplicações pós-fixadas ante produtos prefixados (como CDBs pré)Para investidores com horizonte de investimento em torno de 12 meses
Tesouro DiretoPerde. Títulos NTN-Bs e LTNs desvalorizam com juros mais altos; LFTs (que acompanham a taxa Selic) são a exceçãoPara investidores com prazo de aplicação acima de 12 meses