IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Guerra entre Rússia e Ucrânia revela importância de diversificar a carteira

Crises e guerra, como a invasão à Ucrânia, trazem incertezas para o mercado; mas como o conflito afeta os seus investimentos? - ALEXANDER ERMOCHENKO/REUTERS
Crises e guerra, como a invasão à Ucrânia, trazem incertezas para o mercado; mas como o conflito afeta os seus investimentos? Imagem: ALEXANDER ERMOCHENKO/REUTERS
Gabriela Mosmann

28/03/2022 04h00

Ninguém gosta de guerra, fato —ou ao menos não deveria gostar. Com isso em mente, vamos deixar de lado todas as questões sociais e problemas humanitários envolvendo essa situação, e vamos nos focar em um único ponto nessa conversa: sua carteira de investimentos.

Por mais que uma guerra em qualquer lugar no mundo seja algo relevante e traga oscilação aos mercados, nunca podemos analisá-la sozinha. Existe um contexto no qual ela está —e não falo dos problemas históricos de Rússia e Ucrânia, mas sim da situação que o mundo todo tem vivido nesses dois últimos anos (uma pandemia global).

A pandemia trouxe uma paralisação de muitos pontos na escala produtiva internacional, assim como, no outro extremo, o fechamento de pequenos negócios e desemprego para as classes mais baixas em todos os cantos do globo. Esses efeitos, dentre tantos outros, levaram todas as economias a um ponto delicado, em que estavam segurando sua estabilidade da forma que conseguiam.

O mercado em si funciona em relação às expectativas. A pandemia, por mais complicada que fosse, já estava no radar de ser finalizada em breve e ser substituída por alguns anos de recuperação. Veio a guerra, e a expectativa foi quebrada.

Uma guerra que —em praticamente qualquer outro momento não teria abalado os mercados— chegou quando não deveria chegar. Países exportadores importantes de commodities (matérias-primas, como petróleo, milho, soja, minério de ferro) brigando entre si, enquanto o resto do mundo estava precisando de paz e segurar suas inflações, ficaram sem saber o que fazer. A inflação global que já estava subindo ganhou um "boost" adicional.

Nós, investidores brasileiros, fazemos o quê?

Não posso dizer que nada, mas todas essas últimas situações que aconteceram (pandemia e guerra) são exemplos diretos da necessidade de diversificarmos nossas carteiras de investimentos. Estamos, sim, em um momento de inflação alta, que perdurará até o próximo ano no mínimo.

Com isso, a Selic (taxa básica de juros) tenderá a estar mais elevada, e investimentos em renda fixa ficarão mais atraentes. Por outro lado, a Bolsa de Valores brasileira desvalorizou muito e deve ficar nesses patamares até o final do ano. Situações como essas são ótimas para ir comprando bons ativos muito baratos no mercado.

Mas e toda essa oscilação da Bolsa?

Acredito que agora, mais que nunca, todos entendem que essa volatilidade em renda variável é parte do jogo. Além disso, momentos de incertezas —como em crises, pandemias e guerras— não são tão raros assim.

Por conta disso, sempre é bom estar muito bem informado ou contar com um profissional qualificado antes de se aventurar nesse universo sem um conhecimento profundo.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.