IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale a pena vender ações assim que elas se valorizam?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/04/2021 04h00

Quem nunca quis ficar rico do dia para a noite? Essa ansiedade de gerar riqueza no curto prazo faz muitos investidores comprarem ações para vendê-las tão logo elas se valorizam. Será que vale a pena fazer isso? O assunto foi abordado no Papo com Especialista, programa semanal ao vido do UOL Economia+.

No programa, o economista César Esperandio diz que ganhar dinheiro rápido na Bolsa tem um componente de risco "muito elevado". Confira abaixo a análise do especialista e entenda se vale a pena correr esse risco.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

É possível, mas é improvável

"Se seu objetivo é ganhar dinheiro rápido, você está com o objetivo um pouco distorcido do que eu considero ideal e está implícito que você vai correr um risco muito elevado. Quem está disposto a ganhar dinheiro muito rápido também deve estar disposto a perder dinheiro muito rápido", afirmou Esperandio.

O economista faz uma analogia com o futebol: você não vai chutar a bola pela primeira vez hoje e, daqui a um ou dois anos, ser camisa 10 do Barcelona ou do PSG (times europeus). "Na vida e nos investimentos, o sucesso demanda tempo, paciência, determinação, mas os resultados podem vir com bastante solidez", afirmou.

Ele alerta para os frequentes golpes nas redes sociais de influenciadores que prometem dinheiro rápido e riqueza instantânea ou num curto espaço de tempo. "É possível, sim, ganhar dinheiro dessa maneira, mas não é provável", disse Esperandio.

Na live, ele mostrou um estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) sobre day trader (investidores que compram e vendem ações para ter lucro no mesmo dia).

"O estudo da FGV mostra que mais de 90% dos day traders tiveram prejuízo. Ou seja, é um tipo de operação muito arriscado, e pouca gente consegue de fato ganhar dinheiro com isso", disse.

Para investidores comuns, a recomendação é olhar para a Bolsa como alternativa de investimento de longo prazo.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.