IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros, CPI da Covid e lucro da Petrobras: veja o que pode afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/08/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, seis notícias que podem movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (4) e uma ação para ficar de olho.

1) Juros no Brasil - O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, vai divulgar nesta quarta-feira (4) a nova taxa básica de juros da economia, a Selic.

A taxa é o principal fator na tomada de decisão dos investidores, tanto de renda fixa quanto de renda variável, e pode movimentar a Bolsa e o dólar hoje.

O mercado segue na expectativa de que haja um aumento de 1 ponto percentual na taxa, que hoje está em 4,25% ao ano.

2) CPI da Covid - Na CPI da Covid será ouvido nesta quarta-feira (4) o tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa.

O ex-diretor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde estava em jantar onde teria sido feita a proposta de pagamento de propina na comercialização de doses da vacina AstraZeneca.

O depoimento pode voltar a agitar o cenário político brasileiro e causar reflexos na Bolsa hoje.

3) Contas do governo - O mercado segue preocupado com o pedido de parcelamento dos precatórios —que são aqueles valores determinados pela Justiça que o governo deve a empresas e pessoas físicas.

O parcelamento abriria caminho para aumentar o valor do Bolsa Família. Segundo analistas ouvidos pelo UOL, a medida é "populista" e afeta negativamente os investidores.

O assunto deve continuar no radar dos investidores, que temem calote.

4) Resultados - A temporada de divulgação dos balanços referente ao segundo trimestre do ano continua hoje. No Brasil, dez empresas publicam os resultados, e as principais são Petrobras (PETR3), Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau (GGBR4) e Braskem (BRKM5).

Além delas, teremos também os balanços de Totvs (TOTS3), AES Brasil (AESB3), 3R Petroleum (RRRP3), Sinqia (SQIA3), Tegma (TGMA3) e Lojas Quero-Quero (LJQQ3).

Nos EUA, grandes companhias publicam os resultados hoje. As principais são Toyota, (NYSE: TM), Sony (NYSE: SONY), General Motors (NYSE: GM) e Uber (NYSE: UBER).

5) Empregos nos EUA - O instituto ADP publicará o relatório mensal de variação de empregos no setor privado dos EUA no mês de julho.

Os dados se tornam ainda mais importantes nesta semana em que os investidores aguardam o relatório de empregos nos EUA, um dos indicadores mais importantes do mercado financeiro mundial.

Os dados ajudam os investidores a entender o nível de atividade econômica do país e ainda sinalizam a capacidade de renda da população.

6) Petróleo nos EUA - A quantidade de estoques de petróleo dos EUA será divulgada nesta quarta-feira (4), como acontece semanalmente. O balanço afeta diretamente o preço do produto.

A Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo norte-americano, e isso pode trazer movimentação para as ações da empresa.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje uma companhia do setor bancário.

Com resultados promissores do setor, o investidor pode ficar de olho no Banco do Brasil (BBAS3), que tem expectativa de acompanhar os seus concorrentes e se beneficia com o aumento da Selic, que deve acontecer nesta quarta-feira (4).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.