IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Como investir e fazer o dinheiro render mais em 2023?

Pollyana Ventura/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Pollyana Ventura/Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/01/2023 04h00

Quais os investimentos que vão bombar este ano? É possível saber isso já, para poder aplicar o seu dinheiro nesses produtos que vão render mais em 2023?

No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Lorena Pires afirma que não há como prever quais as aplicações que vão deslanchar este ano. "A gente não sabe o que vai trazer mais resultados. O que há são expectativas", declara. Ela diz, no entanto, que para o longo prazo há um jeito de ter bons rendimentos. Saiba qual é.

Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido semanalmente, às quintas-feiras, das 16h às 17h.

Para também ter sua dúvida respondida no programa, envie sua questão para o Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja o que saber sobre investimentos:

  • Não tem como saber o que vai bombar este ano.
  • O que vai definir os melhores investimentos são os acontecimentos ao longo do ano.
  • Para quem está começando a investir, vale montar, primeiro, sua reserva financeira.
  • Para o longo prazo, ter uma carteira diversificada pode garantir bons rendimentos.

Como começar a investir:

Para quem vai começar a investir, Lorena diz que, primeiro, é importante entender que os investimentos podem ser divididos em duas grandes camadas: reserva financeira e acúmulo de patrimônio no longo prazo.

Reserva financeira:

  • É aquele dinheiro que precisa estar disponível a qualquer momento para eventuais emergências. Funciona como um "colchão de segurança".
  • Para isso, o produto precisa ter segurança e liquidez diária.
  • O tamanho da reserva financeira depende da sua realidade. Por exemplo: para um servidor público, ela pode ter o valor equivalente a três vezes os seus gastos mensais; já para um autônomo, sem vínculo empregatício, o recomendável é ter o equivalente a 12 vezes os seus gastos mensais.
  • Você deve começar a reserva financeira o quanto antes.

Quanto antes você começar a ter o hábito de poupar para a sua reserva, melhor. Comece com o valor que puder.
Lorena Pires, planejadora financeira

Acúmulo de capital no longo prazo:

  • Depois de formar sua reserva de emergência, é hora de investir para acumular fortuna.
  • Tenha uma carteira de investimentos diversificada. Para isso, não escolha um único tipo de investimento para colocar o seu dinheiro.
  • A carteira deve ter investimentos de diferentes características e que atuem de maneira inversa: enquanto o rendimento de um produto cai, o do outro, sobe; e vice-versa.

O que interessa não é como cada um performou individualmente, mas como eles conversam entre si.
Lorena Pires, planejadora financeira

Há investimento seguro, que renda bem e tenha liquidez?

Lorena diz que você deve pensar nos investimentos como um triângulo: liquidez, rentabilidade e risco.

Na prática, você não consegue ter tudo desse triângulo ao mesmo tempo. Portanto, você deve escolher as suas prioridades. "Se você quer um investimento seguro e com liquidez, vai ter que abrir mão do rendimento que o produto te oferece", afirma.

Segundo ela, investimentos com essas características são recomendados para a reserva financeira. São eles:

  • Tesouro Selic
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário) de liquidez diária com rentabilidade de, pelo menos, 100% do CDI.
  • Fundo de investimentos de renda fixa simples, com taxa zero.

Atualmente, com a taxa Selic em 13,75% ao ano, esse tipo de investimento está rendendo muito bem. Portanto, neste cenário, existe uma janela de oportunidade, de conseguir unir todo esse pacote [segurança, liquidez e boa rentabilidade]. Mas isso não significa que será assim em outros momentos.
Lorena Pires, planejadora financeira

Comprar dólares é um bom investimento?

  • O dólar é uma maneira de você se proteger dos riscos que estão associados à economia brasileira, segundo Lorena. "Quando a economia brasileira não vai tão bem, ter uma parte dos seus investimentos em dólar é uma maneira de garantir a diversificação de resultados", diz ela.
  • Portanto, vale colocar uma parte dos seus investimentos em moeda estrangeira ou em investimentos relacionados ao dólar ou a outras economias do mundo.

Eventualmente, fazer investimentos em Bolsas de outros países para além da Bolsa dos EUA. Isso faz parte de uma estratégia de não centralizar todo o seu risco no Brasil.
Lorena Pires, planejadora financeira

Como diversificar a carteira de longo prazo

  • Tudo depende do quanto de dinheiro você tem.
  • Conheça e respeite o seu perfil de investidor.
  • Antes de escolher os produtos, entenda as cinco categorias de investimento: renda fixa, inflação, multimercados, renda variável e global.
  • Para quem até R$ 200 mil para investir, vale escolher dois produtos em cada categoria. Ou seja, investir em dez produtos, no máximo.

Para quem está começando a diversificar a carteira, minha recomendação é que você escolha produtos que você entenda um pouco e se proponha a aprender mais sobre eles. Você precisa respeitar o seu perfil de investidor. À medida que o seu patrimônio for aumentando, você pode ampliar a diversificação.
Lorena Pires, planejadora financeira

O que saber sobre as 5 categorias:

  • Renda fixa: Pensando em longo prazo, é interessante investir em produtos com prazo de vencimento travado e rentabilidade combinada. Mas vale ressaltar que se precisar resgatar antes do prazo, você estará sujeito à marcação a mercado. Exemplo de produtos: LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e CDB. São produtos que servem para diversificar a carteira; não são recomendados para a reserva financeira por ter baixa liquidez.
  • Inflação: Investir em produtos que garantem o seu poder de compra, com rentabilidade real (acima da inflação). Também está sujeito à marcação a mercado, se resgatar antes do prazo. Exemplo de produtos: Tesouro IPCA, fundos e debêntures atrelados à inflação.
  • Multimercados: Investir em fundos multimercados geridos com gestoras reconhecidas. Busque ler a carta do gestor, na qual a estratégia adotada é explicada.
  • Renda variável: São opções para investir em produtos como ações, fundos imobiliários e fundos de renda variável. É importante ressaltar que a renda variável varia para cima e para baixo. Então, quedas também fazem parte da característica deste tipo de produto.
  • Global: Investir em produtos como moedas estrangeiras, ETFs (Exchange Traded Funds) e fundos globais.

Para quem está entrando nesse universo, eu sugiro fortemente que não busque abraçar o mundo para conhecer um monte de coisas ao mesmo tempo. Entenda em que está investindo e como você se comporta em relação a isso.
Lorena Pires, planejadora financeira

Vale investir em ativos mais arriscados em 2023?

Devido a eventos recentes, a Bolsa brasileira teve uma queda de valor. Portanto, diz Lorena, pode ser uma excelente estratégia aproveitar esse momento para comprar, pensando em utilizar o dinheiro no longo prazo (mais de dez anos).

Mas, atenção: a Bolsa é composta por ações de diversos segmentos, com diferentes empresas e gestores.

Muitas dessas empresas podem ter um futuro próspero, mas outras, não. É preciso de um olhar de investidor para saber em quais vale a pena investir. Para isso, é preciso ter um estudo por trás. Não existe uma resposta para garantir que esse investimento na Bolsa vai trazer retorno.
Lorena Pires, planejadora financeira

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 16h às 17h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Quer estar sempre bem informado sobre investimentos? Clique aqui e receba notícias e dicas para investir diretamente no seu WhatsApp.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.