Mídia e Marketing #169: Renata Gomide, VP de consumer do Grupo Boticário
"A indústria da beleza, historicamente, reforçou padrões estéticos. Nossa obrigação é desfazer isso, com uma agenda consciente e intencional".
Essa é uma das opiniões de Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, entrevistada do programa Mídia e Marketing desta semana - veja, acima, a entrevista na íntegra.
No papo, a executiva fala sobre as estratégias de comunicação e marketing da empresa, dona de marcas como Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice, Vult, Australian Gold e Truss e Doctor Jones.
Renata ainda aborda temas como indústria, inteligência artificial, atuação do marketing como força motriz da companhia e o trabalho com influenciadores (a partir de 27:39).
A forma de usar influenciadores na comunicação está pasteurizada. Precisamos de novas maneiras, mais criativas, de usar os criadores de conteúdo nas campanhas
"Deixamos de ser marcas que apenas falam para, agora, conversarmos com o consumidor. Nossa comunicação é construída a partir do que ouvimos e só conseguimos fazer isso a partir da tecnologia. A inteligência artificial está na moda, mas sempre existiu", afirma (a partir de 8:31).
Como exemplos, Renata dá a utilização de ferramentas para CRM e de previsão de demanda. "Mas temos que tomar cuidado. A segurança da informação é enorme. Precisamos ser cirúrgicos ao usar dados: é estratégico e consciente", declara (a partir de 13:02).
A executiva também relata como a marca tem falado de diversidade em suas campanhas publicitárias, sem medo de perder consumidores ((a partir de 14:42).
O tema da diversidade é nossa agenda há tempos. Precisamos representar a sociedade e ponto. Não há discussão nisso. Como vou criar produtos para pretos sem ter pretos dentro de casa? É diferente de "lacração": marcas precisam de consistência na mensagem, é fundamental.
Homenagem no Women to Watch
Renata ainda fala sobre a indicação ao prêmio Women to Watch, promovido pelo jornal Meio & Mensagem. A entrega das homenagens acontece amanhã (22), em São Paulo. O UOL é um dos patrocinadores desta edição.
É um privilégio ser homenageada. O valor não está nessa linha de chegada: o desafio é a forma de construir a jornada. Como líder, preciso ajudar a sociedade a evoluir.
O Women to Watch destaca mulheres que fazem a diferença, seja pelas iniciativas que encabeçam, pelo espírito empreendedor e inovador que demonstram em suas ações ou pela forma que atuam em suas respectivas empresas.
Além de Renata, serão homenageadas neste ano mais 5 líderes do mercado de comunicação, marketing e mídia nacional:
- Carolina Buzetto, CEO do WPP Media Services (WMS);
- Christianne Rego, CMO da General Motors na América do Sul;
- Danielle Sardenberg, superintendente de marketing do Santander no Brasil;
- Deh Bastos, sócia e diretora executiva de criação da MAP Brasil; e
- Monique Evelle, fundadora da plataforma de formação de empreendedores Inventivos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.