PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como a brincadeira do Fusca azul pode ajudar com as suas finanças

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Júlia Mendonça

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

15/03/2021 04h00

Já ouviu falar que quando você começa a cuidar mais do seu dinheiro, mais dinheiro aparece? Será que falam isso apenas para convencê-lo a cuidar mais da sua grana ou alguma mágica realmente acontece e faz com que os valores na sua carteira aumentem?

Não é um nem outro. O que acontece é que quando começamos a cuidar melhor de nossas finanças estamos focados e dando máxima atenção para esse assunto. Algo que antes era desconhecido e ignorado, agora se torna algo trivial em nosso dia a dia e que não podemos ignorar.

Fusca azul

Para deixar mais claro esse fenômeno, quero que você volte um pouco no tempo e reviva sua infância. Lembra que existe uma brincadeira chamada "Fusca azul!"? Funciona assim: quando você está na rua com outra pessoa, cada vez que passar um fusca azul por vocês, o primeiro que gritar "Fusca azul!" dá um soquinho no braço da outra pessoa que não conseguiu avistar o carro. Bobinho e simples, certo?

Esse jogo, apesar de ser ingênuo, ensina muito sobre finanças. Todos os dias que sai de casa, sem estar participando desse jogo, você não costuma ver muitos fuscas azuis na rua. Porém, basta estar comprometido em enxergar esse veículo que parece que só existe esse modelo e essa cor circulando pelas ruas.

Fusca vermelho

Acontece a mesma coisa com nossas finanças. Se você não está comprometido com seu dinheiro, com seu orçamento, sua conta pode estar no vermelho. Pode estar constantemente pagando todas as suas contas com o cheque especial e devendo para várias instituições. Se não começar a olhar com carinho para seu bolso, nunca vai conseguir enxergar isso com clareza.

Quando se diz que dinheiro atrai dinheiro, é por isso mesmo. Você está tão focado, tão obstinado em cuidar bem da sua grana que parece que uma porta mágica de oportunidades se abre na sua frente e tudo começa a ser uma grande chance de ter e fazer mais dinheiro.

Renda extra, aumentar os ganhos, diminuir os gastos, economizar no dia a dia, tudo isso se torna algo natural. A partir do momento em que você enxerga dinheiro sobrando na sua conta, quer ver cada vez mais aquele valor aumentando sem parar e para isso começa a refletir sobre suas escolhas, atitudes e decisões financeiras.

Entre no jogo

Comece a tratar seu dinheiro como o fusca azul. Toda vez que sai de casa e economiza, toda vez que evita um gasto por impulso, toda vez que deixa de fazer uma dívida alta você está ganhando muitos pontos, está ganhando dinheiro para o seu futuro, para a construção dos seus sonhos. Esteja aberto e disposto a vencer esse jogo e tenha certeza de que ele abrirá muitas portas para você.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL