De caldo de cana a colchão: empresas apostam no gourmet para se destacar
A tendência gourmet seguiu em alta ao longo de 2016, com negócios apostando em comidas artesanais, sabores exóticos e até extrapolando as fronteiras da gastronomia, chegando aos colchões personalizados, por exemplo. Durante o ano, o UOL publicou várias reportagens sobre empresas que usam esse apelo para atrair clientes.
Selecionamos 15 casos para você conferir. Os valores podem ter mudado desde a data de publicação das reportagens. Clique aqui ou nas fotos acima para saber mais.
- The Meatpack House: a lanchonete de Curitiba (PR) tem nome inspirado em Nova York, mas faz sucesso vendendo um lanche tradicional nos churrascos brasileiros: pão com linguiça. O embutido é feito artesanalmente e com receitas exclusivas, para comer acompanhado de cerveja artesanal. Saiba mais.
- Universo do Brigadeiro: o tradicional docinho é vendido em rodízio aos sábados, em São Paulo, e ganha versões de Ovomaltine, cerveja, caipirinha, whey protein, Leite Ninho com Nutella, paçoca, castanha-do-pará, limão siciliano, cupuaçu, graviola, capim santo, milho verde, laranja, nozes e coco queimado, entre outros. Saiba mais.
- Vem Transar: a nova linha de produtos eróticos da fabricante Intt tem sabores gourmet como cranberry, blueberry, lichia e guaraná. É uma parceria da empresa com o ator Nizo Neto, filho de Chico Anysio, e sua mulher, a psicóloga e sexóloga Tatiana Presser. Saiba mais.
- Beef Passion: a marca de carnes lançou um aplicativo para vender cortes nobres pelo celular, em Brasília (DF). A ideia foi do herdeiro aos 19 anos de idade. Saiba mais.
- TEM Café: a loja de São Paulo vende produtos especializados para amantes da bebida e grãos gourmet, como o Jacu Bird, que é comido e defecado pela ave jacu e chega a custar R$ 250 o pacote de 250 g. Saiba mais.
- Convescotes: a empresa de São Paulo fornece mobiliário e decoração, como toalhas e almofadas, para piqueniques gourmet em espaços públicos ou privados. Saiba mais.
- República do Hot Dog: a food bike comandada pelo chef Henrique Fogaça, jurado do programa MasterChef, tem versões gourmet do lanche a partir de R$ 12. Saiba mais.
- Cia do Sono: a rede de franquias vende colchões personalizados para cada cliente, que podem custar até R$ 25 mil. Saiba mais.
- Ecoreciclos: a empresa vende cápsulas de café de aço inox para serem reutilizadas e abastecidas com pó gourmet. Saiba mais.
- Boto Sorveteria Artesanal: sucesso entre turistas estrangeiros, a sorveteria do Pará aposta em sabores típicos da Amazônia, como cumaru, taperebá ou pirarucu defumado numa casquinha aromatizada com açaí. Saiba mais.
- Tiquira Guaaja: a tiquira, aguardente à base de mandioca criada pelos índios e típica do Maranhão, virou bebida gourmet nas mãos da empresária carioca Margot Stinglwagner. Saiba mais.
- Caldo de cana: as empresas Sustên e Garaparia & Hambúrguer Artesanal criaram bebidas como chope, cerveja, caipirinha e sucos gourmet com o caldo de cana. Saiba mais.
- Sagrado Boulangerie: a empresa investiu em padarias gourmet sobre rodas para levar pão fresco a moradores de condomínios de alto padrão, em São Paulo. Saiba mais.
- Champ's da Praia: a empresa gaúcha adaptou carrinhos de sorvete para vender espumante na orla e fez sucesso no último verão. Saiba mais.
- Da Fazenda: o açougue gourmet de Ponta Grossa (PR) aposta em carnes nobres e cursos e quer crescer por franquias. Saiba mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.