Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Deixou vida de advogada e fatura lavando vestido, toalha e biquíni de pets

Lucas Gabriel Marins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

05/12/2017 04h00

Cansada da profissão, estressada e perdendo os cabelos, a advogada Bianca de Fraga, 42, decidiu mudar de vida. Em junho de 2014, abriu em Curitiba (PR) a Lav Zoo, uma lavanderia especializada em roupas de animais de estimação. Lava até biquíni, vestido de casamento e smoking de cachorro. A empresa faturou R$ 500 mil em 2016. O lucro não foi revelado.

A ideia de montar o negócio surgiu em 2012, quando sua irmã, Bruna de Fraga, 31, abriu um pet shop em Porto Alegre (RS). "Ao conversar com ela, percebi que havia uma demanda na capital gaúcha por lavagem de roupas de cachorros e gatos, também existente aqui em Curitiba", diz.

Leia também:

Ela levou mais de dois anos para formular o projeto da empresa. O investimento inicial foi de R$ 200 mil, usados na compra de máquinas de lavar e sacar e de mobiliário (prateleiras de balcão e cabides para roupa) e na contratação de uma agência de publicidade para desenvolver a marca.

A empresa está localizada no Batel, um bairro de classe média alta de Curitiba. Bianca diz que escolheu o ponto por causa da notoriedade da região. "Apesar disso, temos clientes de todas as classes sociais", afirma.

Em dezembro de 2015, ela trocou as primeiras máquinas por outras mais modernas. O investimento nessa fase foi de R$ 120 mil. Hoje, a empresa tem quatro funcionários. O negócio começou a dar retorno em dezembro de 2016.

Lava de 30 a 40 toneladas por mês

A Lav Zoo lava e higieniza toalhas, fronhas, cobertores, casinhas, caminhas, bichos de pelúcia, roupas e acessórios para pets.

Os preços variam de R$ 2,40 a R$ 85. São cobrados por peça e dependem do tamanho do objeto. A lavagem de um cobertor P, de até 60 cm, custa R$ 14; já a de um GG, acima de 1,6 metro, custa R$ 25.

O serviço mais barato é a lavagem de fronhas ou roupinhas P com até 20 cm (R$ 2,40); o mais caro é a de ursos de pelúcia GG, acima de 70 cm (R$ 85).

Por mês, a empresa lava entre 30 e 40 toneladas de unidades, diz Bianca. São mais de 1.500 clientes cadastrados.

Cerca de 90% da procura é por lavagem de roupas de cães, mas a empresa também lava objetos para gatos, cavalos (por exemplo, mantas, faixas para patas e capas de nylon) e outros animais de estimação.

Lavamos até roupa de papagaio, se for preciso.

Bianca de Fraga, dona da empresa

Aluguel de toalhas para pet shops

Além do serviço principal, que representa 75% das vendas, a Lav Zoo também aluga toalhas para pet shops de Curitiba. São 200 estabelecimentos clientes.

Cerca de 8.000 toalhas usadas para secar os animais são alugadas por mês, ao preço de R$ 1,20 cada. A empresa entrega e recolhe o produto.

Produtos bactericidas e mais enxágues 

Diferentemente das lavanderias convencionais, as voltadas para pets utilizam produtos bactericidas e vermicidas (exclusivos para animais), temperaturas mais altas na lavagem e maior número de enxágues. "É uma combinação específica para a sujidade dos bichos", conta Bianca.

Além da Lav Zoo, a Laundry Pet, também na capital paranaense, oferece o mesmo serviço. Os valores variam de R$ 4,90 a R$ 64,90 e dependem do tamanho da peça. A reportagem entrou em contato com quatro lavanderias convencionais em Curitiba, mas nenhuma delas disse lavar roupas de animais.

Processo especial para pets idosos ou doentes

No início do negócio, a empresária diz que recebeu algumas críticas dos clientes dizendo que o objeto lavado não estava cheiroso. Ela diz que tentou novas combinações de produtos na lavagem e aumentou a quantidade de enxágues, mas nada adiantava.

Ela percebeu, então, que as reclamações vinham de clientes donos de cachorros idosos ou doentes, que soltam cheiros diferentes.

"Com esta informação, desenvolvemos um processo de lavagem específico para esses animais", diz.

Franquias a partir de R$ 250 mil

Um ano após abrir a lavandeira, Bianca diz que começou a receber pedidos de franquia. No final de 2016, lançou a Lav Zoo Franqueadora. Segundo ela, há 30 interessados. Confira os dados da franquia fornecidos pela empresa:

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 600 mil (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 30 a R$ 60 mil (depende da região).
  • Lucro médio mensal: 30% do faturamento
  • Retorno do investimento: 24 meses

É preciso sempre se diferenciar, diz consultor

A empresária teve uma visão inovadora ao lançar um negócio para atender as necessidades de donos de pets, diz Sady Pezzi, consultor e professor do curso de pós-graduação em marketing da Universidade Positivo, em Curitiba.

"As pessoas hoje em dia são muito ocupadas e não têm muito tempo para algumas tarefas que envolvem animais de estimação", diz.

Ele diz, no entanto, que a empresa precisa tornar o serviço cada vez mais necessário para o consumidor, pois pode ser visto como algo supérfluo e cortado em momentos de crise.

Uma dica é agregar valor, a exemplo de lavar as roupas no menor tempo possível e entregar em domicílio, ou até mesmo criar um sistema de acúmulo de créditos que gera descontos e fideliza clientes.

Sady Pezzi, consultor e professor de marketing

Onde encontrar:

Lav Zoo - http://www.lavzoo.com.br/

Pets lacrando no "salão de beleza" para cães

Universa