IR 2015: Imposto a pagar ou imposto a restituir; qual resultado escolho?
Pergunta do internauta Thiago: "Finalizei o Imposto de Renda 2015 e estou com uma dúvida. Na opção pelo modelo completo, de deduções legais, deu imposto a pagar. E na opção do desconto simplificado está um valor a ser restituído. Qual opção devo escolher? Meus rendimentos em 2014 foram de R$ 27 mil.
Resposta: Escolha a opção do desconto simplificado. Imposto a pagar significa que você ainda precisará pagar mais imposto para a Receita Federal. E imposto a restituir significa que você irá receber parte do imposto que pagou de volta. A opção mais vantajosa, portanto, é o modelo que resulta em "imposto a restituir".
Se você já entregou a declaração optando pelo modelo completo, com resultado "imposto a pagar", só poderá fazer uma retificação (correção) da declaração até o final do prazo regular de entrega do Imposto de Renda, que é 30 de abril.
Até às 23h59min59seg do dia 30 de abril, é possível mudar o modelo da declaração. A partir das 0h de 1º de maio, não poderá mais mudar. Isso será bastante prejudicial a você, pois o prazo para pagar imposto também é 30 de abril (horário de expediente bancário) e sobre o valor não pago correm multa e juros.
Portanto, fique atento e corrija sua declaração.
Veja como fazer a correção da declaração; a esse procedimento a Receita dá o nome de declaração retificadora.
Saiba o que fazer se tem imposto a pagar.
Entenda o que é a restituição do Imposto de Renda.
- Mande sua pergunta pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
- Veja as respostas na página de dúvidas do IR 2015