Paguei escola para minha filha de 25 anos; posso deduzir no IR 2017?
(Pergunta do internauta Hamilton)
O internauta Hamilton tem uma filha que completou 25 anos em 2016. Ele pagou as despesas com educação dela e quer saber se pode deduzir esse gasto no Imposto de Renda 2017.
Resposta: Só poderá declarar as despesas que teve com a filha se incluí-la na declaração como sua dependente, o que implica, também, informar eventuais rendimentos recebidos por ela. Caso contrário, não poderá deduzir.
A idade máxima para dependentes é 24 anos, desde que sejam estudantes de nível técnico ou superior. Mas, se em 2016 o filho ou filha estiver estudando num curso desses níveis e completou 25 anos, ainda é possível constar como dependente na declaração.
Dedução proporcional
Segundo Valter Koppe, supervisor regional da Receita Federal em São Paulo, o valor por dependente, que é de R$ 2.275,08, pode ser abatido integralmente. Mas a despesa com instrução e eventuais despesas com saúde, por exemplo, só poderão ser deduzidas até o mês anterior ao do aniversário.
Se um filho fizer aniversário em setembro, por exemplo, as despesas de instrução e saúde só poderão ser incluídas até o mês de agosto. A partir do mês do aniversário, não podem mais ser deduzidas.
Esse ano, a dedução máxima para despesas com instrução é de R$ 3.561,50. Não há limite para as despesas com saúde.
Faça as contas
Se a filha tiver rendimentos, pode não valer a pena incluí-la como dependente, pois a cobrança de impostos pode ser mais alta. Sempre faça o teste incluindo e excluindo o dependente para ver de que forma a declaração fica mais favorável a você, ou seja, qual o modelo que o fará obter mais restituição ou pagar menos imposto.
(Sophia Camargo, colaboração para o UOL)
- Faça o download do programa para declarar o IR 2017
- IR 2017: Saiba quais são os 10 erros mais comuns ao preencher a declaração
- É sua primeira vez? Guia apresenta o Imposto de Renda a principiantes
- Mande suas perguntas pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
- Veja respostas na página de dúvidas do IR 2017