PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A corrida dos investidores para a Bolsa: estamos criando uma nova bolha?

Exclusivo para assinantes UOL
Fernando Damasceno

Fernando Damasceno

Especialista em fundos na área de research do banco digital modalmais. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou sua carreira na consultoria de riscos Riskoffice. Foi riskmanager e gestor de fundo quantitativo da Mapfre investimentos. Foi gestor de riscos em gestoras renomadas do mercado financeiro e é atuário pela Pontifícia universidade Católica (PUC)

01/03/2021 04h00

Vivenciamos em 2020 um dos anos mais voláteis da história, seguido do trimestre de maior valorização da história, ao menos para o mercado financeiro. As razões para tal são diversas, e a discussão a esse respeito bem longa.

A necessidade de aceleração de instrumentos tecnológicos para suprir a impossibilidade da maior parte das pessoas do mundo todo não poder sair de casa gerou a necessidade de atitudes drásticas pelos bancos centrais e dos governos mundo afora.

Enquanto a economia real patina, desemprego e dificuldades dentro de um ambiente extremamente restritivo na vida das pessoas prejudicam a maior parte dos pequenos e médios negócios.

Toda essa movimentação vem a cada dia levantando mais questionamentos em relação a uma possível sobrevalorização dos ativos, a clássica bolha, especialmente nas empresas de tecnologia.