IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Veja dicas para reduzir riscos ao investir via mercado de capitais

Juliana Mello

26/04/2021 04h00

A estrutura de garantias de uma operação de securitização (processo que garante ao credor o pagamento antecipado de uma dívida) ainda é um enigma para o brasileiro, tanto para quem quer investir, quanto para o empreendedor que precisa levantar recursos para financiar o seu negócio. O que parece complexo à primeira vista tem, na verdade, como objetivo construir um papel mais seguro para quem vai aplicar os recursos e uma estrutura saudável para que o empreendimento seja finalizado com sucesso.

O primeiro passo para quem irá iniciar o estudo de uma operação é conhecer a fundo a empresa que busca levantar os recursos financeiros. Nesse momento, procura-se entender o montante a ser levantado, como a companhia irá utilizar os recursos, o histórico do empreendimento, o perfil dos clientes, a análise de crédito, entre outros aspectos como a avaliação documental.

Com tudo isso em mãos, lista-se todos os potenciais riscos e na sequência quais serão os mitigadores que trarão mais segurança para todos os envolvidos. Neste ponto, temos a definição do tipo de operação, garantias, valor da emissão e ritmo de liberação dos recursos, por exemplo.

Existem alguns mecanismos mitigadores de risco para tornar uma operação de securitização mais segura. Um deles é conhecido no mercado pelo termo em inglês "loan to value", que nada mais é do que o indicador usado para definir o valor limite que poderá ser concedido de crédito. Na prática, trata-se da relação da garantia dada na operação e o valor a ser emprestado.

No caso de uma laje corporativa, por exemplo, se o prédio dado em garantia tem o valor de R$ 200 milhões, e o valor a ser levantado é de R$ 100 milhões, temos o "loan to value" de 200%. Esse conceito pode ser aplicado em muitos tipos de operação. Para estruturas com risco de crédito pulverizado, como, por exemplo, uma operação de loteamento em que cada lote tem um dono diferente, o valor dessa carteira é trazido a valor presente para determinar o valor da garantia e avaliar o montante a ser emprestado.

Esse mecanismo impede que o valor concedido via mercado de capitais seja superior ao valor que a companhia terá condições de pagar no futuro. Vale lembrar que influenciam esse cálculo dados como a taxa de juros, o prazo e o tipo do imóvel.

Outro mecanismo determinante para a segurança de uma operação de securitização são os compromissos definidos em contrato e conhecidos como "covenants". Trata-se de regras ligadas à saúde da companhia tomadora do crédito. Em caso de descumprimento, os investidores têm direito de resgatar antecipadamente os recursos emprestados.

Existem algumas categorias diferentes para os "covenants". Eles podem ser financeiros e avaliar, por exemplo, a alavancagem da empresa; podem ser operacionais e acompanhar itens como o não pagamento de impostos ou uso dos recursos para outras finalidades; podem ser estatutários e estar relacionados com fusão, incorporação e alteração do objeto social; ou podem até mesmo estar ligados a questões ambientais.

Apesar dos termos difíceis e de uma estrutura aparentemente complexa, os títulos de securitização são pensados para dar segurança para os investidores e para garantir o avanço do empreendimento ou negócio que será financiado pelos recursos. Cada um dos mecanismos mitigadores de riscos tem como finalidade proteger todos os envolvidos na operação, e as crises financeiras recentes comprovam a eficácia dos modelos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.