IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A renda fixa ressuscitou? Ou será que ela nunca morreu?

Com a taxa de juros voltando a dois dígitos, a renda fixa volta a ser atrativa? - Getty Images/RapidEye
Com a taxa de juros voltando a dois dígitos, a renda fixa volta a ser atrativa? Imagem: Getty Images/RapidEye
Gabriela Mosmann

28/02/2022 04h00

Pela maior parte da história moderna do nosso país, renda fixa era sinônimo de qualquer tipo de investimento. Com diversas mudanças do cenário econômico a partir de 2017, ela começou a perder relevância —até o momento de quase se extinguir no tópico "finanças".

A pandemia quase passou e as coisas mudaram novamente —ou podemos dizer que voltaram a ser como antes. Com a taxa de juros voltando aos dois dígitos, temos uma nova era para a renda fixa?

A renda fixa não morreu

Um país com juros muito altos por muito tempo não é positivo para o ambiente empreendedor; logo, negativo para empresas e investimentos na Bolsa de Valores.

Juros altos tiram incentivos à inovação, empreendedorismo e desaquecem a economia. Pontualmente políticas econômicas com taxas mais elevadas são, sim, necessárias; porém, o mais importante é buscar corrigir problemas estruturais que dificultam a diminuição dessas taxas.

Essa é uma conversa ampla e nada simples, mas que mesmo os mais desentendidos compreendem: voltamos ao mesmo lugar.

A renda fixa nunca morreu, isso é um fato. Por mais que muitos advoguem contra, mesmo no período de Selic (taxa básica de juros) a 2% ao ano, ainda era importante considerarmos uma parcela de renda fixa na carteira de todos os investidores.

É natural pensarmos que um investidor muito conservador irá ter a maior parte, se não a totalidade, dos seus investimentos nessa classe de ativo. Contudo, investidores mais arrojados também precisam dela.

Onde esses investidores deixariam suas reservas de emergência? Onde investiriam em um cenário de incerteza e pouca segurança como no auge da pandemia? Onde alocariam recursos visando uma reserva de oportunidade?

O mundo dá voltas (e o mercado financeiro também)

No cenário atual temos uma ampliação contínua de opções de renda fixa. Diferentes taxas, prazos e liquidez, deixando muito mais interessante a busca por esses títulos do que antes.

Você provavelmente já escutou a frase "o mundo dá voltas". Não é só o mundo, mas também o mercado financeiro.

Temos períodos bons e ruins para todo tipo de investimento, períodos estes que não conseguimos prever quando começarão ou por quanto tempo durarão. Investimentos de renda fixa estão com o "appel" em alta, da mesma forma que a renda variável esteve há alguns anos.

Diversificar a carteira de investimentos, entendendo seus perfil de investidor e os riscos que você está disposto a tomar —juntando com a paciência de investir ano após ano, analisando as melhores oportunidades e ponderando sua carteira—, continua sendo a melhor forma de alcançar o sucesso financeiro. Isso tanto para ano de renda fixa, como para ano de renda variável.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.