Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Investir no exterior: vale a pena? Qual é o momento certo para isso?
Nos últimos anos a realidade cambial brasileira foi uma montanha-russa. Nossa moeda se desvalorizou de forma exponencial, oscilou conforme o cenário econômico global dava suspiros de melhora e agora voltou a um patamar que muitos especialistas consideram justo, levando em conta o histórico inflacionário interno e externo.
Toda essa novela confundiu os investidores iniciantes sobre um ponto básico: afinal, vale a pena investir no exterior? Qual é o momento certo? O dólar está caro ou barato? Confira a análise logo abaixo.
Alguns investidores se jogaram nessa modalidade por conta de todos os cenários conflituosos. Lockdown, guerra no Leste Europeu, estagflação, e por aí vai. Outros investidores ficaram mais amedrontados ainda e preferiram esperar.
De certa forma, não podemos dizer que um ou outro fez certo. Acima de tudo, precisamos entender nossa disposição e capacidade de assumir riscos, e onde nos sentimos confortáveis em deixar nossos recursos.
Todavia, é um fato que investir no exterior traz diversas vantagens. Diversificação de investimentos; diminui riscos, principalmente a concentração no risco Brasil; amplia o leque de ativos e oportunidades; e ainda expõe uma parte do seu patrimônio a uma moeda forte.
Um dos pontos mais importantes é a relação dólar com todas as outras moedas do mundo. Independente da desvalorização momentânea do dólar frente ao real, ele não deixou de ser a moeda mais influente do mundo, bem como aquela onde, em períodos de crise, todos a procuram. Um consenso mundial é a utilização do dólar como reserva de valor.
Entendo que, em momentos em que a cotação do dólar estava próxima dos R$ 6, era complicado pensar em investir no exterior. Sim, principalmente se você quisesse enviar uma parcela relevante do seu patrimônio. Entretanto, uma das melhores estratégias é investir aos poucos. Ao mesmo tempo em que você não quer investir no exterior pois o dólar está caro, pode estar perdendo muitas oportunidades ótimas.
Um fato importante para termos em mente: o câmbio oscila muito, e prever essas oscilações é praticamente impossível. Todavia, a tendência é que o dólar se valorize cada vez mais ao longo do tempo. No compilado, o dólar vai sempre estar cada vez mais caro.
Enquanto temos essa variável muito difícil de prever, o dólar, devemos focar naquilo que temos poder de escolha: bons investimentos para a nossa carteira.
Não deixe que coisas fora do seu controle afetem sua realidade financeira e te impossibilitem de tomar boas decisões.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.