PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Eletrobras se reúne hoje com bancos e fundos para definir preço das ações

Reprodução
Imagem: Reprodução
Conteúdo exclusivo para assinantes

Rafael Bevilacqua

09/06/2022 09h22

O processo de privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) chegou à etapa final, e representantes da companhia se reúnem nesta quinta-feira (9) com bancos e fundos de investimento para definir qual será o preço das novas ações que serão emitidas pela estatal.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

A definição do preço das ações é um passo crucial para o sucesso da operação, uma vez que a privatização se dará por meio da emissão de novas ações preferenciais da companhia em uma oferta sem a participação do governo federal.

Dessa forma, a participação da União no capital votante da companhia cairá de 72% para no máximo 45%, resultando na perda do controle acionário da empresa.

A operação envolverá uma oferta primária e secundária de ações. A oferta primária será, inicialmente, de 627.675.340 novas ações, podendo ser acrescida de um lote suplementar de até 15%, segundo comunicado entregue à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Mas, antes de realizar essa oferta, é preciso definir qual será o preço unitário das ações que serão emitidas, e esse preço precisa estar alinhado com quanto o mercado julga razoável pagar pela companhia. O preço das ações será um fator determinante também para que os investidores avaliem se vale a pena ou não embarcar nessa operação.

Caso seja definido um valor próximo das estimativas do governo, a oferta deve movimentar cerca de R$ 30 bilhões, e as novas ações passarão a ser negociadas na Bolsa a partir de 13 de junho.

Na quarta-feira (8), as ações da Eletrobras fecharam em alta de 0,68%, cotadas a R$ 41,63.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.