IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PEC Emergencial e mais 4 temas que devem afetar o mercado

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2021 08h10Atualizada em 04/03/2021 08h22

Uma das medidas mais esperadas pelo mercado é a aprovação do novo auxílio emergencial. Os investidores acreditam nos benefícios da proposta, mas também esperam que o Governo não ultrapasse o limite de gastos para realizar o pagamento. O tema estará na pauta hoje (4) e deve movimentar o mercado.

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que devem afetar o mercado hoje (4).

1) PEC Emergencial

Ontem (3), o Senado aprovou, em primeiro turno, a PEC Emergencial. A proposta apresenta medidas de controle dos gastos públicos e também viabiliza o pagamento do novo auxílio emergencial.

Além de prever o pagamento de novas parcelas do auxílio, a proposta também flexibiliza regras fiscais para garantir o pagamento. Ou seja, o financiamento do auxílio não entraria no teto de gastos do governo e ocorreria por meio de crédito extraordinário, limitado a um custo total de R$ 44 bilhões.

O texto ainda precisa ser aprovado em segundo turno, marcado para acontecer hoje, às 11h, antes de ser enviado para avaliação da Câmara dos Deputados.

Hoje, o mercado deve reagir à aprovação em primeiro turno da PEC. Os analistas acreditam que o auxílio é positivo para a economia, mas a quebra do teto fiscal pode causar reações negativas dos investidores.

Vamos acompanhar como a Bolsa vai reagir na abertura e se a aprovação se concretizará.

2) Relatório do Orçamento para 2021

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou ontem o relatório para o Orçamento do governo federal para 2021.

Enquanto o Orçamento não for efetivamente aprovado, o governo pode realizar apenas despesas obrigatórias e inadiáveis e seus gastos ficam limitados. Por esse motivo, alguns órgãos já apontam o risco de atraso no pagamento de salário dos servidores.

Agora, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) deve apresentar hoje o parecer preliminar do orçamento.

3) Indicadores na Europa

O mercado deve refletir também os dados de desemprego e das vendas do comércio na Europa publicados hoje. Os indicadores dão sinais da atividade econômica da Europa e podem alterar a tomada de decisão dos investidores de lá, o que pode refletir na Bolsa aqui do Brasil também.

4) Desemprego nos EUA

Toda quinta-feira, os EUA divulgam o número de novos pedidos de seguro-desemprego, e isso ajuda os investidores a entender a dimensão do desemprego e da retomada da economia norte-americana.

Nesta semana, os investidores olham para esses dados com maior atenção, pois na sexta-feira (5) será divulgado um dos dados mais aguardados do mercado financeiro: o relatório de empregos dos EUA.

5) Resultados trimestrais

Mais uma onda de publicação de resultados acontecerá hoje, com grandes empresas divulgando os balanços de 2020.

Hoje divulgam os dados a B3 (B3SA3), Lojas Americanas (LAME4), Azul (AZUL4), B2W (BTOW3), Arezzo (ARZZ3), Iguatemi (IGTA3) e Odontoprev (ODPV3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.