PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

PEC Emergencial e mais 4 temas que devem afetar o mercado

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2021 08h10Atualizada em 04/03/2021 08h22

Uma das medidas mais esperadas pelo mercado é a aprovação do novo auxílio emergencial. Os investidores acreditam nos benefícios da proposta, mas também esperam que o Governo não ultrapasse o limite de gastos para realizar o pagamento. O tema estará na pauta hoje (4) e deve movimentar o mercado.

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que devem afetar o mercado hoje (4).

1) PEC Emergencial

Ontem (3), o Senado aprovou, em primeiro turno, a PEC Emergencial. A proposta apresenta medidas de controle dos gastos públicos e também viabiliza o pagamento do novo auxílio emergencial.

Além de prever o pagamento de novas parcelas do auxílio, a proposta também flexibiliza regras fiscais para garantir o pagamento. Ou seja, o financiamento do auxílio não entraria no teto de gastos do governo e ocorreria por meio de crédito extraordinário, limitado a um custo total de R$ 44 bilhões.

O texto ainda precisa ser aprovado em segundo turno, marcado para acontecer hoje, às 11h, antes de ser enviado para avaliação da Câmara dos Deputados.

Hoje, o mercado deve reagir à aprovação em primeiro turno da PEC. Os analistas acreditam que o auxílio é positivo para a economia, mas a quebra do teto fiscal pode causar reações negativas dos investidores.

Vamos acompanhar como a Bolsa vai reagir na abertura e se a aprovação se concretizará.