PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Inflação e mais 3 temas que podem afetar o mercado hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/03/2021 04h00

Nesta semana, temas como a possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às eleições de 2022 e a aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC Emergencial, que libera o pagamento do auxílio emergencial, seguem sendo acompanhados de perto pelos investidores.

Mas nesta quinta-feira (11), existem outros assuntos que podem afetar a Bolsa de Valores. Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quais são eles.

1) Inflação no Brasil

Às 9h o IBGE divulgará o IPCA (índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do Brasil referente ao mês de fevereiro.

A inflação afeta o poder de compra da população e, para os investidores, ela é um dos principais indicadores que influenciam a decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic.

E a taxa de juros afeta diretamente as decisões dos investidores nacionais e estrangeiros.

2) Juros da zona do euro

A taxa de juros da zona do euro será divulgada às 9h45 pelo Banco Central Europeu (BCE). Os juros são os principais indicadores que definem o retorno dos investimentos em renda fixa e, por isso, movimentam o mercado quando há qualquer sinal de alteração.

Mais tarde, às 10h45, o Banco Central Europeu fará uma coletiva de imprensa para comentar a decisão e pode dar sinais do futuro da política monetária no bloco.

3) Emprego nos EUA

O relatório de criação de empregos dos EUA será divulgado às 12h. Além de dar sinais sobre o aquecimento da economia no país, o relatório também permite que os investidores tracem perspectivas para o consumo da população.

4) Resultados trimestrais

A temporada de resultados segue firme. Nesta quinta-feira (11), é a vez de mais cinco empresas publicarem o balanço referente ao quarto trimestre de 2020. Após o fechamento do mercado, Energisa (ENGI11), BR Malls (BRML3), Tenda (TEND3), Moura (MDNE3) e Rodobens (RDNI3) publicam seus resultados.

A expectativa sobre as divulgações pode movimentar o preço das ações dessas empresas hoje, e a divulgação pode afetar os preços no pregão de sexta-feira (12).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE