PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Alta dos juros e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/03/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem afetar a Bolsa hoje (18). E uma ação de empresa para você ficar de olho.

1) Taxa de juros volta a subir

Depois de seis anos, o Comitê de Política Monetária, do Banco Central, retomou o ciclo de aumento da taxa básica de juros, a Selic. Na quarta-feira (17), a Selic passou de 2% ao ano para 2,75%. A expectativa dos investidores, segundo o boletim Focus, é que até o final deste ano, a taxa de juros chegue a 4,5% ao ano.

O mercado já aguardava esse aumento da taxa, mas deve refletir nesta quinta-feira (18) a alta acima do esperado.

2) Banco Central Americano

O presidente do Fed (Banco Central americano), Jerome Powell, fará discurso hoje às 10h15, um dia depois da decisão de manutenção da taxa de juros do país em 0,25% ao ano.

Na quarta-feira (17), Powell declarou que a inflação não deve afetar a taxa de juros norte-americana, por se tratar de algo passageiro. Isso animou os mercados e ajudou o dólar a cair 0,59% no Brasil, e o Ibovespa a subir 2,22%.

A decisão de ontem pode continuar movimentando o mercado hoje, e a fala de Powell pode dar mais dicas sobre a política monetária e a situação econômica dos Estados Unidos.

3) Seguro-desemprego nos EUA

O número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA feitos na última semana será divulgado às 9h30.

O dado ajuda os investidores a identificar o poder de consumo da população e a traçar perspectivas para a economia do país.

4) Resultados trimestrais

Seguindo com a temporada de divulgação de resultados do quarto trimestre de 2020, hoje saem os balanços de Cyrela (CYRE3), Light (LIGT3), Grupo Soma (SOMA3), C&A (CEAB3) e Tecnisa (TCSA3). Todas elas divulgam os resultados após o fechamento do mercado.

Fique de Olho

A casa de análise Recomenda Ações traz para o "Fique de Olho" de hoje a companhia BTG Pactual (BPAC11). A empresa teve uma sequência próspera de altas consecutivas, juntamente com o movimento na Bolsa brasileira. Além disso, o BTG fez, recentemente, a aquisição da Necton Investimentos, ampliando o seu atendimento para o varejo, onde há maior entrada de investidores.

A diretoria de relações com os investidores da companhia ainda deixou claro o plano de expansão e mantém no radar novas fusões e aquisições.

Segundo os analistas, além do fundamento, a companhia traz oportunidade também na análise técnica e pode ser uma opção inteligente de diversificação tanto em meio à entrada de novos investidores como também devido à alta da Selic.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE