Renúncia do presidente do BB e auxílio: 4 temas para ficar de olho hoje
Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que vão afetar a Bolsa hoje (19). E uma ação de empresa para você ficar de olho.
1) Auxílio emergencial
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta quinta-feira (18) duas Medidas Provisórias relacionadas ao novo auxílio emergencial. A primeira dá mais detalhes sobre o auxílio, e a segunda trata da criação do crédito extraordinário que garante o pagamento do benefício.
O governo deve pagar quatro parcelas de R$ 150 a R$ 375 a cerca de 46 milhões de brasileiros que tiveram suas rendas afetadas pela crise do coronavírus. Apenas uma pessoa por família poderá ser contemplada. O pagamento das novas parcelas do auxílio está previsto para começar em abril.
O mercado fica de olho no tema, pois ainda há incertezas sobre a capacidade do governo de pagar os benefícios sem extrapolar os limites de gastos públicos.
2) Banco do Brasil
Nesta quinta-feira (18), o presidente do Banco do Brasil, André Guilherme Brandão, entregou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o pedido de renúncia do cargo. O pedido foi feito após o fechamento do mercado.
Em nota, ele apenas informou a renúncia, sem dar maiores explicações. Caso sua saída seja aceita, ele deixa o cargo a partir do dia 1º de abril.
Brandão entrou em crise com Bolsonaro após anúncio do fechamento de 112 agências do banco, que resultaria na demissão de cerca de 5.000 funcionários.
O pedido de saída pode gerar alguma movimentação nas ações da companhia.
3) Ferro e petróleo
O minério de ferro e o aço voltaram a subir nesta quinta-feira (18) após uma longa sequência de baixa com receios de que a produção e a demanda diminuíssem após a China limitar a fabricação de aço no país.
Os contratos futuros do minério de ferro subiram 2,5% e do aço 0,4% na Bolsa de Xangai.
O petróleo seguiu o caminho contrário e teve forte baixa, de mais de 5%. Isso abalou os investidores, que temem que a demanda pelo combustível demore ainda mais para ser retomada por causa da paralisação das economias.
Com as notícias, as empresas dos setores de combustíveis e mineração no Brasil, representadas principalmente por Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), podem passar por grandes movimentações nos próximos dias.
4) Resultados
A Embraer (EMBR3) fará a divulgação de seu balanço referente ao quarto trimestre de 2020 nesta sexta-feira (19) antes da abertura do mercado.
Além dela, a Eletrobras (ELET3), que já adiou duas vezes a divulgação de seu balanço, marcou para hoje a sua apresentação de resultados, após o fechamento do mercado.
Fique de Olho
O Fique de Olho de hoje é por conta do analista Marcio Lórega, da Ativa Investimentos. Ele destaca duas empresas para os investidores prestarem atenção: Magazine Luiza (MGLU3) e PetroRio (PRIO3).
Na quinta-feira (18), o Magalu amargou queda de 6,93% na Bolsa. O analista acredita que o recuo é resultado da alta da taxa básica de juros, a Selic. Para ele, juros maiores afetam particularmente as empresas de comércio, que vão ter de se esforçar mais para atrair os consumidores.
Apesar disso, a queda do preço das ações da empresa a tornou mais atrativa para os investidores que querem investir nela agora.
A PetroRio também viu o preço das ações cair no último pregão —o recuo foi de 8,60%. Segundo o analista, a empresa se encontra em uma região de preço interessante para os investidores e deve retomar o fôlego quando o setor petroleiro melhorar com a reabertura das economias.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
UOL Economia+ fará evento para quem quer investir
Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.
O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.