PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Como administrar o salário para conseguir investir? Economista ensina regra

Conteúdo exclusivo para assinantes

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 04h00

Não sobra salário no final do mês para conseguir investir? Você não é o único. Essa questão aflige muita gente, principalmente as pessoas que querem começar a investir, mas não conseguem administrar o salário para reservar uma parte para os investimentos. O assunto foi abordado no Papo com Especialista, programa semanal do UOL Economia+.

Não se desespere, há formas eficientes de economizar para investir. Na live, o economista César Esperandio explica como aplicar a regrinha 50-30-20 para que você consiga pagar as contas, ter um pouco de lazer e ainda investir.

Assista ao vídeo e confira a resposta completa. A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+.

Aplique a regra 50-30-20

Segundo o economista César Esperandio, na regra 50-30-20 você deve "fatiar" o salário em três categorias. Funciona assim:

  • 50% do seu salário para gastos essenciais que não podem ser cortados (moradia, alimentação básica, saúde etc.).
  • 30% para gastos supérfluos (passeio, pizza no final de semana, ida ao cinema etc.)
  • 20% para as obrigações financeiras, que podem ser pagamento de parcelas de financiamento ou dívidas ou, se você já se livrou delas, para os seus investimentos.

"Mas 20% é muito para você? Não tem problema, você pode começar com menos, reservando uma parcela menor para os investimentos. Isso funciona como uma meta, para você se organizar e balizar suas finanças. Pode flexibilizar essa regra, mas não pode torná-la frouxa demais", afirmou o economista.

Para Esperandio, quando você adota a regrinha, começa a se disciplinar para cada tipo de gasto e, assim, conseguir administrar o seu salário. Esse acompanhamento pode ser feito em aplicativos disponíveis para isso, em planilhas no computador e até com anotações em caderninhos.

"Isso faz parte da sua organização financeira e é uma maneira eficiente de você começar a economizar e investir", disse.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE