PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Mercado aprova novo presidente da Eletrobras? Veja o que fazer com as ações

Exclusivo para assinantes UOL

Camila Mendonça

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 15h18

As ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6) fecharam em alta de até 4,96% na quinta-feira (25), após a nomeação de Rodrigo Limp, secretário do Ministério de Minas e Energia, para o Conselho de Administração da Eletrobras, visando exercer o cargo de presidente da empresa. Por volta das 15h de hoje, as ações operavam em leve queda

A escolha de Limp gerou desconforto entre investidores a princípio, porque ele não estava na lista de candidatos à sucessão, elaborada pela consultoria Korn&Ferry, contratada pela estatal. Apesar disso, a empresa comunicou que Limp foi avaliado e recomendado pelo Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração e aprovado pelo Conselho de Administração.

Antes de ser secretário do Ministério de Minas e Energia, Limp foi diretor da Aneel entre 2018 e 2020. Ele é formado em direito e engenharia elétrica e tem MBA Executivo de Gestão em Empresa de Energia Elétrica, além de mestrado em Economia do Setor Público e pós-graduação em Direito Regulatório.

Na avaliação de analistas de mercado ouvidos pelo UOL, a nomeação é positiva para a empresa porque pode ajudar a destravar a privatização da Eletrobras. A venda da estatal é planejada desde o governo Michel Temer, mas não foi para frente. O governo Jair Bolsonaro (sem partido) tenta agora dar prosseguimento à privatização, por meio de uma medida provisória editada em fevereiro.

Veja as recomendações de analistas para quem tem ações da Eletrobras e para quem pensa em comprá-las.