IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

8 coisas que você precisa saber para dominar seu dinheiro e investir

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 04h00

Sair da poupança, investir melhor, entender os hábitos dos investidores, se afastar dos erros mais comuns e conhecer os melhores investimentos para 2021. Estes foram alguns dos pontos abordados no evento online gratuito "O Domínio do Dinheiro", realizado pelo UOL Economia+, em parceria com a casa de análises Levante Ideias de Investimentos, entre os dias 23 e 25 de março.

O evento teve como objetivo ajudar o leitor a começar a investir e a dominar o próprio dinheiro. Comandado pelo economista Felipe Bevilacqua, analista da Levante, a imersão também recebeu Murilo Duarte, fundador do Favelado Investidor, um dos maiores canais de finanças e investimentos do YouTube.

Confira abaixo oito aprendizados apresentados no evento que você precisa saber para dominar o seu dinheiro e investir melhor.

1. Poupar não é investir

No evento, o economista explicou porque deixar o dinheiro parado na poupança é uma das maiores ciladas dos investidores iniciantes. Com os juros a 2,75% ao ano, a poupança rende 70% dessa taxa — em torno de 1,92%.

Bevilacqua ainda explicou a diferença entre poupar e investir. "Poupar é o hábito de pegar uma parte do seu salário e guardar. O investidor tem uma visão diferente. Ele pega uma parte e coloca o dinheiro para rodar e girar", afirmou.

2. Hábitos fazem diferença

Para ajudar quem está começando agora a sair da poupança e começar a investir, o economista listou três hábitos que todo investidor precisa ter para prosperar: organizar as finanças; reservar 15 minutos por semana para olhar os investimentos ou aprender sobre eles; não olhar para a Bolsa todos os dias.

3. Erros para evitar

Todo investidor comete erros, principalmente quem está começando agora. Para evitá-los, o economista citou os três maiores erros: não conhecer os tipos de investimentos; agir na emoção; e não diversificar.

Confira aqui como criar bons hábitos para investir melhor e evitar os principais erros.

4. Conheça os investimentos

Durante o evento, Bevilacqua explicou os principais tipos de investimentos que todo investidor precisa conhecer. Para quem está começando agora, o analista explicou em detalhes tudo sobre títulos públicos, ações, fundos imobiliários e moedas.

Veja aqui as explicações completas de cada investimento e os melhores para 2021.

5. Use o tempo a seu favor

Prazo é importante para os seus projetos, para o seu trabalho e para os seus investimentos também. Entender quando precisará do dinheiro é parte da estratégia de investir. Para cada prazo, existe um tipo de investimento.

Quanto mais longo for o prazo de resgate, mais tempo o dinheiro vai trabalhar para você.

6. A melhor estratégia é a sua

No evento, o analista explicou que a estratégia de investimentos perfeita é aquela que faz sentido para os objetivos de cada investidor. Por isso, tenha suas metas bem claras antes de começar a investir.

7. Carteiras de investimentos são individuais

Por estarem atreladas a metas, carteiras de investimentos são individuais, de acordo com o perfil de cada investidor. Na última aula do evento, Bevilacqua ensinou como montar uma carteira de investimentos.

Confira abaixo o vídeo completo da aula ao vivo em que o analista explica como montar a sua carteira de investimentos, responde às dúvidas dos leitores e ainda faz uma indicação de ação para você investir hoje.

8. Investir é para todo mundo

Um dos aprendizados mais importantes do evento é que, para investir, você não precisa ser milionário. É possível começar a investir com muito pouco: existem ações de R$ 10 e títulos públicos de R$ 40.

Tem dúvidas e quer conversar com os analisas da Levante? Envie suas perguntas para duvidasparceiro@uol.com.br.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.