IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Desemprego, dívida do governo e outros 4 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/03/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, seis temas que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (31).

1) Desemprego no Brasil - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que traz dados sobre o desemprego no Brasil, será divulgada nesta quarta (31).

A pesquisa mostra a taxa de informalidade, o número de empregados com carteira assinada, de pessoas que desistiram de procurar trabalho, de trabalhadores por conta própria e também mostra o rendimento médio da população.

Os dados ajudam os investidores a entender mais profundamente a situação do emprego no país e a capacidade de consumo da população.

2) Dívida do governo - O Banco Central divulgará daqui a pouco, às 9h30, a arrecadação tributária do governo e a dívida do país no mês de fevereiro.

A publicação permite que o mercado identifique a saúde financeira da máquina pública.

3) Confiança do empresário - A FGV deve divulgar nesta quarta (31) um estudo referente à confiança dos empresários no país. O indicador é de grande importância, pois mostra ao mercado a disposição dos empresários para realizar novos investimentos e até novas contratações.

4) Empregos nos EUA - O instituto ADP publicará às 9h15 o relatório mensal de variação de empregos no setor privado dos EUA.

O indicador ajuda os investidores a entender o nível de atividade econômica do país, além de sinalizar a capacidade de renda da população.

5) Petróleo nos EUA - O relatório semanal de estoque de petróleo bruto nos EUA será divulgado hoje, e isso pode movimentar o preço do petróleo por lá. Como a Petrobras (PETR4) segue o preço do combustível do país, essa divulgação pode balançar as ações da empresa hoje.

6) Resultados - Hoje é a vez de a Cogna Educação (COGN3) divulgar o balanço final do ano de 2020. A publicação será feita agora antes de o mercado abrir, e isso deve movimentar as ações da companhia nesta quarta (31).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.