IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reunião do FMI e mais 3 assuntos que podem impactar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/04/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro temas que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (7) e uma ação para você ficar de olho hoje.

1) Reunião do FMI - Começou na segunda-feira (5) a reunião do FMI (Fundo Monetário Internacional). O encontro vai até o dia 11.

Na terça (6), o FMI revisou a projeção de crescimento da economia mundial para 2021, de 5,5% para 6%. Essa recuperação, contudo, não acontecerá em todos os países. No Brasil, a previsão de crescimento para 2021 foi alterada de 3,5% para 3,6%.

A revisão animou as Bolsas internacionais, e a reunião ainda deve gerar movimentações nos mercados nesta quarta (7).

2) Juros nos EUA - O Fed, o Banco Central norte-americano, divulgará nesta quarta-feira (7) a ata da última reunião que definiu os juros dos EUA entre 0% e 0,25% ao ano.

Além de registrar a taxa de juros do país, o documento também traz expectativas para a economia norte-americana e também dá dicas sobre o futuro da política monetária.

3) Balança comercial nos EUA - Será divulgada hoje a balança comercial nos EUA. O dado mostra a força da economia norte-americana, pesando o número de importações e exportações feitas pelo país. Isso ajuda os investidores a traçar expectativas para as empresas no curto prazo e pode refletir na Bolsa por aqui também.

4) Petróleo nos EUA - Como acontece toda semana, a quantidade de estoques de petróleo dos EUA será divulgada hoje. O balanço afeta diretamente o preço do produto.

A Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo norte-americano, e isso pode trazer movimentação para as ações da empresa.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem da casa de análises Recomenda Ações, que destaca a Via Varejo (VVAR3), uma das maiores companhias de comércio do país.

Segundo os analistas da casa, a empresa teve uma das maiores baixas do Ibovespa ontem (6). As ações da empresa caíram 1,28%, sem nenhum fato relevante ou notícia sobre a companhia que pudesse justificar esse recuo.

Os analistas da casa analisaram o volume de negociações da empresa e concluíram que o movimento foi causado pela venda de ações da companhia por parte de um grande investidor institucional. Com isso, investidores de curto prazo têm oportunidade de retorno.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.