PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

CPI da covid-19 e mais 3 temas que podem afetar seus investimentos na Bolsa

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro temas que podem afetar a Bolsa nesta semana e duas ações para você ficar de olho hoje.

1) CPI da covid-19 - Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o Senado dê início a uma CPI da covid-19 para investigar se o governo federal agiu com omissão no combate à pandemia.

O andamento deste assunto deve causar reações no mercado nesta semana.

Investidores temem ampliação da crise política, o que poderia atrapalhar o reaquecimento da economia.

2) Estreantes da Bolsa - O mercado deve voltar a ficar agitado nesta semana com a estreia de novas companhias na B3.

As ações que começam a ser negociadas são:

  • Grupo Viveo (VVEO3): É o ex-grupo Mafra, com produtos e serviços da área de saúde. A abertura de ações está marcada para sexta-feira (16).
  • Blau Farmacêutica (BLAU3): Indústria com mais de 30 anos de atuação no ramo farmacêutico e que estreia na Bolsa na quinta (15).
  • Hospital Mater Dei (MATD3): Rede hospitalar com mais de 1.000 leitos localizada em Minas Gerais e que existe desde 1980. Sua estreia na Bolsa será na sexta (16).
  • Allied (ALLD3): Empresa multinacional que atua no setor de comércio, com venda e distribuição de eletrônicos. A estreia de suas ações na Bolsa é nesta segunda (12).

3) Inflação nos EUA - Nos últimos dias, a aceleração da inflação no cenário internacional tem preocupado os investidores, especialmente após a divulgação da inflação da China na semana passada, que veio levemente acima do esperado.

Por isso, o mercado terá atenção redobrada com o IPC dos EUA (inflação oficial do país). O dado será divulgado amanhã.

A maior preocupação é de que a inflação possa forçar o Fed (Banco Central americano) a mudar a sua política de juros e incentivos econômicos.

4) Comércio na Europa - O mercado também fica atento com a publicação dos dados do comércio na Europa, que são divulgados hoje.

O setor é um dos principais indicadores da atividade econômica de um país, e os resultados podem fazer com que os investidores se animem ou se frustrem com o bloco.

Fique de Olho

Continuando a série das 17 ações preferidas da casa de análise Recomenda Ações para este trimestre, temos duas companhias do setor de energia: CPFL Energia (CPFE3) e a Copel Energia (CPLE6).

Com grande destaque no pagamento de dividendos, os papéis de energia dão retorno e ajudam a proteger sua carteira de investimentos.

A Copel (CPLE6) tem expectativa de pagamento de dividendos superior a 10%, e ambas as companhias estão abaixo de seu preço justo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE