IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como investir o dinheiro da rescisão trabalhista? Economista explica

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2021 04h00

Usar parte da rescisão trabalhista para investir vale a pena? Onde aplicar? Esta pergunta foi respondida no Papo com Especialista, programa semanal ao vivo do UOL Economia+.

Para o economista César Esperandio parte da resposta é um grande "depende". Ele afirmou que existem dois caminhos a seguir nesse caso: um para quem ainda não tem a reserva de emergência e outro para quem já montou a sua e está começando a expandir seus investimentos.

A reserva de emergência, explica o economista, precisa ficar entre seis a 12 meses do gasto mensal médio. Confira abaixo a estratégia indicada para quem quer investir o dinheiro da rescisão trabalhista.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Primeiro passo é garantir a reserva de emergência

Para quem ainda não tem reserva de emergência, a dica de Esperandio é garantir essa reserva para ter um respiro enquanto não consegue outra renda.

"Siga a estratégia de investir em ativos com segurança máxima e liquidez diária, como um CDB, que é garantido pelo FGC [Fundo Garantidor de Créditos]. Isso serve para a reserva de emergência", afirmou.

Se já você já tem a reserva de emergência garantida, a dica para os iniciantes é diversificar com outros ativos da renda fixa, com menor liquidez e maior rentabilidade.

Esperandio indicou a plataforma apprendafixa —a plataforma compara rentabilidades dos títulos de renda fixa disponíveis, com diferentes prazos de resgate, grau de risco etc.

"Você que está dando os primeiros passos pode olhar títulos prefixados, títulos pós-fixados atrelados ao IPCA. Isso faz você diversificar o tipo de rendimento de cada título que vai compor a sua carteira e tem emissores diferentes, como CDBs emitidos por um banco A ou B, por exemplo. Assim, o seu risco fica mais diluído", afirmou o economista.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.