PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Como saber se você vai receber dividendos? Economista explica

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/04/2021 04h00

Você está começando agora a investir e ouve falar que além da possibilidade de ganhar com a valorização das ações na Bolsa, também pode receber um dinheiro a mais, a cada três meses, a cada seis ou uma vez por ano. Esse "dinheiro a mais" são os dividendos —parte do lucro da empresa que é distribuído aos acionistas. Mas como saber se uma empresa paga dividendos e como receber esse dinheiro?

O tema foi abordado no Papo com Especialista, programa ao vivo e semanal do UOL Economia+. Segundo o economista César Esperandio, há duas maneiras de o investidor consultar sobre os dividendos pagos pelas empresas com capital na Bolsa de Valores. Confira abaixo o vídeo com a resposta.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Onde checar os dividendos das empresas

  • No site da empresa: clicar na aba Relações com Investidores (RI), na qual é possível checar os últimos relatórios de proventos.
  • Em plataformas, como a Status Invest: clicar na aba Ações e escolher a empresa. No item "Dividend Yield", você encontra informações do valor distribuído em dividendos pela empresa por ação.

"O dividend yield mostra o tanto de dividendos em reais foram pagos nos últimos 12 meses por cada unidade de ação. É uma razão exposta em percentual. Se foi pago 0,10 de dividendo nos últimos 12 meses por cada ação de R$ 1, o dividend yield é de 10%", explicou Esperandio.

Na plataforma, também é possível checar histórico de preço das ações, entre outros dados.

Sobre o recebimento, você não precisa se preocupar: os valores caem automaticamente na conta da sua corretora de valores.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE