IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prévia da inflação, CPI da covid e mais 4 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, seis temas que podem afetar a Bolsa nesta terça-feira (27) e uma empresa para você ficar de olho.

1) Prévia da Inflação - O IBGE divulga nesta terça-feira (27) o IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial do país.

A inflação interfere diretamente no mercado e guia a decisão sobre a taxa básica de juros, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.

A divulgação pode movimentar o mercado hoje.

2) CPI da covid-19 - Nesta terça-feira (27) devem ser eleitos o presidente e vice-presidente da CPI que visa investigar os atos do governo no combate à pandemia de covid-19.

Os investidores devem ficar atentos com a movimentação da CPI, porque ela traz ainda mais instabilidade política ao país.

3) Resultados - Nesta terça-feira (27), serão divulgados os balanços do primeiro trimestre de 2021 das empresas Cesp (CESP6), Movida (MOVI3), Grupo Vamos (VAMO3) e Cielo (CIEL3).

Todos os balanços serão divulgados depois do fechamento do mercado, mas a expectativa com os resultados podem movimentar essas ações hoje.

4) Lucro dos bancos - O Banco Central divulga daqui a pouco o relatório de estabilidade financeira. O documento basicamente trata sobre o lucro dos bancos e pode movimentar as ações das instituições financeiras nesta terça (27).

5) Construção - A FGV divulga hoje o indicador que mede os custos de construção civil no Brasil. Os dados representam a variação dos custos de materiais e mão de obra. Os números impactam diretamente no desempenho de um dos setores mais atingidos pela pandemia.

O índice pode movimentar as empresas do setor, como MRV (MRVE3) e Gafisa (GFSA3).

6) Confiança nos EUA - O índice de confiança do consumidor norte-americano será divulgado hoje pela Conference Board, agência internacional focada em estudos e indicadores econômicos.

O número mostra as expectativas do consumidor dos EUA para assumir novos gastos e ajuda o mercado a entender a capacidade de compra da população.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Petrobras (PETR4).

Com o início da temporada de divulgação dos balanços do primeiro trimestre, os analistas esperam bons resultados da companhia —o que representa oportunidades para os investidores que têm foco no curto prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.