IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desemprego no Brasil e outros 4 assuntos que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar a Bolsa nesta sexta-feira (30) e uma empresa para ficar de olho.

1) Desemprego no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta sexta (30) a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) — pesquisa que traz dados sobre o desemprego no Brasil.

Entre os dados apresentados no estudo, estão a situação do emprego formal e informal, a taxa de informalidade, o número de empregados com carteira assinada, de pessoas que desistiram de procurar trabalho, de trabalhadores por conta própria e também o rendimento médio da população.

A pesquisa ajuda os investidores a entender mais profundamente como está o aquecimento da economia e a capacidade de consumo da população.

2) Serviços - A FGV divulga nesta sexta-feira (30) os dados do setor de serviços no Brasil. O setor é um dos mais importantes para a economia e conta com atividades como serviços administrativos, TI, beleza e transporte.

Como o setor de serviços é um dos que mais empregam no país, a pesquisa é um termômetro da economia brasileira.

3) PIB da zona do euro - Depois de os EUA divulgarem uma alta de 6,4% no PIB do país referente ao primeiro trimestre do ano, hoje é a vez de os países da zona do euro divulgarem o dado.

O mercado por aqui pode reagir à publicação, pois o indicador mostra como está a recuperação da economia da região.

4) Contas do governo - O Banco Central divulga daqui a pouco, às 9h30, a arrecadação tributária do governo e a dívida do país no mês de março.

A publicação permite que o mercado identifique a saúde financeira da máquina pública.

Além disso, será divulgado o patrimônio líquido do governo referente ao quarto trimestre de 2020.

Os dados podem alterar a confiança do investidor no país e, por isso, deve balançar a Bolsa hoje.

5) Incerteza da economia - O Indicador de Incerteza da Economia Brasil (IIE-Br) também será divulgado hoje pela FGV. O indicador coleta informações de jornais e também das expectativas do mercado financeiro para medir o nível de incerteza da economia brasileira.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Movida (MOVI3), a terceira maior empresa do setor de locação de veículos no país.

A companhia teve lucro líquido de R$ 109,5 milhões no primeiro trimestre. O valor representa um aumento de 97,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Segundo os analistas da casa, os bons resultados abrem espaço para que as ações da empresa ainda subam em torno de 25% em relação à cotação atual.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.