PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Reformas e outros 5 assuntos que podem afetar a Bolsa hoje

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/05/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, sete notícias que podem afetar a Bolsa nesta segunda (17), e ao longo da semana.

1) Reforma administrativa - O relator da reforma administrativa na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, Darci de Matos (PSD-SC), recomendou a aprovação do texto da reforma na última sexta (14).

Com isso, ele deve apresentar o relatório final da reforma já nesta segunda (17). A reforma administrativa pretende fazer mudanças na estrutura de cargos e salários dos servidores federais.

Como o assunto mexe com as contas públicas, é importante que o investidor fique de olho.

2) Reforma tributária - Outra reforma em pauta é a tributária. Durante a semana, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve detalhar o plano de trabalho para o andamento da reforma no Brasil.

O andamento da reforma tributária é muito esperado pelo mercado. Por isso, os investidores devem ficar de olho no assunto.

3) CPI da Covid - A CPI da Covid, que investiga os atos do governo no combate à pandemia, continua. Nesta semana, devem ser ouvidos mais dois ex-ministros: Ernesto Araújo, da Relações Exteriores, e Eduardo Pazuello, da Saúde.

O depoimento de Ernesto Araújo está marcado para terça-feira (18), enquanto o de Pazuello será na quarta-feira (19).

O depoimento de Pazuello é muito aguardado tanto pela comissão, como pelo mercado. É bom ficar atento à CPI nesta semana.

4) Privatização - Na última quinta-feira (13), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), informou que a Casa deve votar nesta semana a Medida Provisória que trata sobre a privatização da Eletrobras (ELET3).

A votação deve mexer com as ações da empresa. O encaminhamento dessa MP tem sido aguardado pelo mercado, porque dá início ao processo de privatização da companhia.

5) Resultados - Mais 5 empresas devem divulgar hoje os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano.

Antes da abertura da Bolsa, a Méliuz (CASH3) irá abrir as publicações da semana. Após o fechamento do mercado, teremos a divulgação dos resultados das empresas da área de saúde Grupo Pardini (PARD3) e Rede D'Or (RDOR3), e das empresas Linx (LINX3) e Gafisa (GFSA3).

6) Estreia na Bolsa - A GetNinjas, maior plataforma online de contratação de serviços no Brasil, deve estrear nesta segunda-feira (17) na Bolsa, com o ticker NINJ3. A estreia pode vir com grande variação no preço de suas ações, por isso o investidor deve ficar atento.

7) Boletim Focus - Toda segunda-feira, o Banco Central divulga o Boletim Focus pela manhã. O relatório mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros.

No Boletim da última segunda (10), o mercado projetou um crescimento maior para a economia do país em 2021, em relação à semana anterior, de 3,21%.

É importante que o investidor acompanhe o relatório do Banco Central para checar se o mercado vai mudar ou não as suas expectativas em relação à última semana.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.