PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

CPI da Covid, Eletrobras e outros 3 assuntos que podem impactar a Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (19).

1) CPI da Covid - O depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello deve acontecer nesta quarta-feira (19) na CPI da Covid e é o mais aguardado pelo mercado e pela própria comissão.

Pazuello foi o que comandou o Ministério da Saúde por mais tempo durante a pandemia, e suas declarações podem balançar o cenário político e, consequentemente, a Bolsa.

2) Privatização da Eletrobras - Após acordo entre o governo e o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator da Medida Provisória sobre a privatização da Eletrobras, a MP deve voltar a progredir nesta quarta-feira (19).

O andamento do texto pode movimentar as ações da empresa, que na última terça-feira (18) tiveram alta de 3,03%, após dois dias seguidos de baixa.

3) Juros nos EUA - O Fed, o banco central norte-americano, divulga nesta quarta (19), às 15h, a ata da última reunião que tratou sobre a taxa de juros dos EUA, que ficou entre 0% e 0,25% ao ano.

O mercado teme que a inflação, que já avançou 4,2% no país, force o Fed a diminuir os estímulos e volte a aumentar a taxa de juros. O documento irá trazer justamente a visão dos membros da instituição sobre esta questão.

4) Inflação na zona do euro - O mercado deve repercutir a inflação da zona do euro, que será divulgada nesta quarta-feira (19).

O indicador mede a variação dos preços recebida pelos consumidores no mês de abril e, com as preocupações em torno da inflação no mundo crescendo cada vez mais, pode movimentar o mercado hoje.

5) Estoque de petróleo - O relatório semanal dos estoques de petróleo dos EUA será divulgado hoje, às 11h30. Os investidores devem ficar de olho neste assunto, pois esse dado pode refletir diretamente no preço do petróleo por lá.

A variação do preço nos EUA pode afetar as ações da Petrobras (PETR4) por aqui.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.