Briga entre poderes e outros 3 temas que podem afetar a Bolsa
Confira no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem afetar o mercado nesta quarta-feira (18).
1) Bolsonaro x STF - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (17), quando informou que pedirá ao Senado o impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Bolsonaro deu a entender que alguns ministros do STF quebram regras e estimulou seus apoiadores a ir às ruas no dia 7 de setembro para protestar contra o Supremo.
O desgaste da relação entre o Executivo e o Judiciário preocupa os investidores, que temem que a instabilidade política fique no caminho da recuperação econômica brasileira.
2) Inflação na zona do euro - O mercado deve responder também à inflação oficial dos países que formam a zona do euro. O dado que deve ser divulgado hoje é referente ao mês de julho.
A inflação é alvo de preocupação dos investidores, pois pode pressionar os governos do bloco a diminuir os incentivos econômicos. Sem eles, a recuperação econômica da região pode levar mais tempo para acontecer.
O bloco da zona do euro é um dos principais polos econômicos do mundo, e este dado pode afetar a Bolsa por aqui também.
3) Petróleo nos EUA - Nos EUA será divulgado o relatório de estoques de petróleo no país.
O preço do combustível já caiu mais de 5% no mês, e a publicação pode balançar ainda mais sua cotação.
Como a Petrobras (PETR4) segue o preço do petróleo dos EUA, a divulgação do relatório pode afetar diretamente as ações da empresa.
4) Juros nos EUA - Nesta quarta-feira (18), será publicada a ata da última reunião do Fomc, órgão do Banco Central dos EUA responsável pela decisão da política monetária.
Os investidores temem que a taxa de juros no país volte a subir antes do esperado —o que impacta nas decisões de investimentos ao redor do mundo.
A ata traz justamente a perspectiva dos membros do Fomc sobre o assunto, e isso pode movimentar o mercado hoje.
Fique de Olho
O Fique de Olho de hoje é da casa de análises Recomenda Ações, que traz o Bradesco (BBDC3). O banco teve lucro líquido de R$ 6,3 bilhões no segundo trimestre de 2021.
O número mostra um aumento de 63,2% em relação ao mesmo período do ano passado e queda de 3% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.
A ata do Copom divulgada na última semana sinalizou um aumento de 1 ponto percentual na taxa de juros já na próxima reunião, o que tende a beneficiar o setor bancário.
Além disso, segundo os analistas da casa, as quedas recentes no preço das ações da companhia a deixaram em uma região confortável de compra.
Por isso, o papel se torna atrativo para investidores de curto e longo prazo.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.