PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Tesouro Selic: dá para saber quanto você vai ganhar em 10 anos?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/09/2021 04h00

A taxa básica de juros tem subido, e a tendência é de mais alta, sinaliza o Banco Central. Diante disso, como fica o rendimento dos investimentos pós-fixados atrelados à Selic ou ao CDI num prazo de dez anos, como o Tesouro Selic? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio explicou como fazer essa conta.

Segundo ele, apesar de a Selic ser expressa em taxa anual, a rentabilidade é diária —e isso faz diferença na conta a longo prazo. Mas dá para saber quanto o Tesouro Selic vai rende em 10 anos? Entenda mais abaixo. O programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Rendimento é uma média ponderada

O programa foi transmitido no dia 17 de junho e, por isso, o economista afirma que a taxa Selic é de 4,25% ao ano. Essa taxa já subiu e está em 5,25% ao ano.

Segundo o economista, embora seja uma taxa anual, a Selic rende diariamente.

A taxa básica de juros é decidida em reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, a cada 45 dias.

Quando há aumento da taxa, a partir do dia seguinte, o seu investimento de renda fixa atrelado à Selic ou ao CDI [que é similar à Selic] vai render a nova taxa calculada ao dia. O que estava aplicado antes rendeu na taxa anterior.

"Simplificadamente, é uma média ponderada. Ponderada pela quantidade de dias do nível da Selic vigente naquele período", declarou Esperandio.

Dá para saber quanto terei em 10 anos?

O Banco Central, por meio do boletim Focus, faz uma projeção da Selic para os próximos três anos. Essa projeção é com base nas expectativas de economistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central.

Para este ano, segundo o último boletim, divulgado no dia 13, a projeção é de que a taxa de juros encerre 2021 em 8% ao ano e fique nesse patamar em 2022. Para 2023 e 2024, a projeção é de que a Selic fique em 6,5%.

Dessa forma, é possível projetar um investimento atrelado à Selic considerando essas expectativas, mas elas podem não se concretizar.

Para o Tesouro Selic, a plataforma do Tesouro Direto disponibiliza um simulador para você saber quanto pode resgatar no vencimento dos títulos, dependendo do valor que investe. O Tesouro Selic mais longo é o Tesouro Selic 2027.

Para a simulação, a plataforma considera exatamente as expectativas do boletim Focus, até 2024. Para 2025 até 2027, o simulador considera a projeção de mais longo prazo, a de 2024.

Então, com as constantes alterações da Selic, não dá para bater o martelo sobre quanto é possível ganhar em 10 anos em investimentos atrelados aos juros.

Papo com Especialista toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE