IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desemprego, inflação e mais 3 temas que podem mexer com a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/09/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem afetar o mercado nesta quinta-feira (30), e uma empresa para ficar de olho.

1) Desemprego no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quinta-feira (30) a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que traz os dados de desemprego no Brasil em julho.

A pesquisa mostra a taxa de informalidade, o número de empregados com carteira assinada, de pessoas que desistiram de procurar trabalho, de trabalhadores por conta própria e também o rendimento médio da população.

Os dados ajudam os investidores a entender a situação do emprego no país e a capacidade de consumo da população.

2) Inflação no Brasil - O Banco Central divulga hoje o relatório trimestral de inflação no Brasil. O documento apresenta as considerações do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, sobre o cenário econômico do país e também suas projeções para a inflação.

A inflação é um dos principais fatores que os investidores levam em conta na hora de tomar decisões de investimentos, tanto de renda fixa quanto de renda variável.

Portanto, o relatório pode movimentar o mercado hoje.

3) Reunião do CMN - Na agenda desta quinta (30) acontece também a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional, formado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal.

Nessa reunião, o conselho trata sobre políticas monetárias, orçamento, dívida pública, dentre outros assuntos econômicos.

Qualquer decisão que saia dessa reunião pode afetar os ânimos dos investidores.

4) PIB dos EUA - A terceira estimativa do PIB dos EUA do segundo trimestre de 2021 será divulgada nesta quinta-feira (30). Na última análise, divulgada em agosto, o Departamento de Análises Econômicas do país estimou que o PIB cresceu 6,6% no período.

O indicador deve trazer movimentação ao mercado, uma vez que mostra o crescimento econômico do país em meio ao início da reabertura da economia e permite aos investidores traçar perspectivas para os próximos meses.

Há, nos mercados globais, uma preocupação em torno do crescimento dos EUA e da China, as duas maiores potências do mundo. E qualquer sinal de desaceleração nesses países pode derrubar as Bolsas, inclusive a brasileira.

5) Desemprego nos EUA e na zona do euro - Nos EUA, toda quinta-feira é divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na semana anterior. Além disso, será divulgada também a taxa de desemprego referente a agosto na zona do euro.

Os números afetam as principais economias do mundo e, portanto, podem movimentar a Bolsa por aqui também.

Fique de Olho

O analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje o Grupo Mateus (GMAT3), companhia do ramo de atacado e varejo.

Segundo Lucas, o Grupo Mateus possui bons fundamentos, e a equipe de analistas do BTG acredita num crescimento das operações do grupo, o que abre espaço para uma valorização das ações dos próximos meses.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.