IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Qual é o investimento atual mais seguro? Há um, e ele está rendendo bem

Quem investe, quer segurança e não quer perder dinheiro. Mas qual o mais seguro? Veja - Getty Images/iStockphoto
Quem investe, quer segurança e não quer perder dinheiro. Mas qual o mais seguro? Veja Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2022 04h00

Quem aplica o dinheiro em algum investimento quer segurança, ou seja, não quer ter prejuízo. Mas, afinal, qual é a aplicação mais segura hoje? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio diz que há um título em renda fixa considerado o mais seguro do país — e ainda com rentabilidade excelente. Veja qual é.

Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Tesouro Selic é o mais seguro do país

O Tesouro Direto tem hoje três modalidades de títulos públicos: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA, disponíveis na plataforma do Tesouro Direto.

Esperandio afirma que o Tesouro Selic é considerado o mais seguro do país, tem liquidez (possibilidade de resgate do dinheiro) diária e está com rentabilidade "excelente".

"O Tesouro Selic rende mais que o Tesouro IPCA e o Tesouro Prefixado para quem investe no curto prazo. Isso excepcionalmente. Não é a regra. Mas para quem investe no longo prazo, isso não é verdade", diz ele, que também é do canal Econoweek.

Ele declara que no Tesouro Selic, a taxa Selic é a efetiva, que é sempre 0,1 ponto percentual abaixo da taxa Selic meta (a que define os juros e que atualmente está a 12,75% ao ano). Ou seja, a taxa efetiva é de 12,65% ao ano.

Compare a rentabilidade dos títulos com vencimento no curto prazo:

  • Tesouro Selic 2025: paga a Selic efetiva (12,65%) mais um bônus de 0,13% ao ano. Rentabilidade: 12,78% ao ano;
  • Tesouro Selic 2027: paga a Selic efetiva (12,65%) mais um bônus de 0,19% ao ano. Rentabilidade: 12,84% ao ano;
  • Tesouro Prefixado 2025: paga 12,58% ao ano.
  • Tesouro IPCA 2026: paga IPCA mais um bônus de 5,46% ao ano. Se considerar que a inflação fique em 7% ao ano nos próximos 12 meses, a rentabilidade deste título será de 12,46% ao ano.

"Se você puder deixar o dinheiro parado por mais tempo, até 2029, por exemplo, hoje o Tesouro Prefixado 2029 está pagando uma rentabilidade de 12,61% ao ano, ainda abaixo do Tesouro Selic. Mas, até o final de 2023, a rentabilidade do Tesouro Selic deve voltar para um nível muito mais modesto, pois a Selic deve cair para 7%, 8% ao ano", diz o economista.

Segundo ele, na renda fixa privada, você encontra outros títulos com rentabilidade maiores que os títulos públicos.

Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas aqui são referentes ao dia 5 de maio. As taxas podem variar de um dia para o outro.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.