IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

ANÁLISE

Veja dicas para fazer renda extra, ganhar mais e investir todos os meses

Grana extra todo mês: veja como conseguir aumentar seus ganhos - iStock
Grana extra todo mês: veja como conseguir aumentar seus ganhos Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2022 04h00

Está querendo aumentar seus ganhos mensais e, para isso, pensa em buscar uma renda extra? Mas por onde começar? Vale vender coisas "paradas" em casa e oferecer serviços online. Mas como se proteger de golpes na internet?

No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Vívian Rodrigues responde a essas e outras perguntas. E faz um alerta: ganhar dinheiro fácil pode ter golpes por trás.

Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido semanalmente, às quintas-feiras, das 16h às 17h.

Para também ter sua dúvida respondida no programa, envie sua questão para o Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Existe forma segura de fazer renda extra na internet? Como evitar golpes?

Vívian diz que o primeiro passo é conseguir identificar qual a fonte original dessa renda que está sendo oferecida na internet.

"É uma proposta para você vender algum serviço ou produto? E, a partir dessa venda, ter alguma comissão ou remuneração? Você tem que identificar de onde vem o dinheiro que está recebendo [por essas vendas]. Esse é o primeiro alerta", declara.

Para isso, segundo Vívian, você deve pesquisar o nome da empresa nos canais de reclamação, checar a veracidade do CNPJ dela e há quanto tempo existe. "Você precisa ir atrás dessas informações para entender se isso pode ser um golpe ou não. Geralmente, esses golpes vêm junto com promessas muito maravilhosas", afirma.

Portanto, diz ela, sempre que houver um "dinheiro que parece fácil", acenda todos os sinais de alerta, "porque provavelmente há coisa errada por trás".

Mas é possível gerar renda extra via internet? Vívian diz que sim. "Você pode usar os canais digitais para oferecer serviços e produtos que já existem nos meios físicos tradicionais. A internet funciona como um canal que vai te ajudar a chegar a outras pessoas e lugares", afirma.

"São produtos e serviços oferecidos via online. Você consegue gerar renda criando o próprio produto e o oferecendo para as pessoas ou também fazendo a venda de produtos de uma empresa e ganhando comissionamento em cima disso", diz.

Para a planejadora financeira, antes de você aceitar alguma proposta, teste o produto ou serviço como um cliente. "Teste o produto antes, converse com outras pessoas e não deixe de pesquisar a empresa nos canais de reclamação, pois há muita malandragem por aí", declara.

Como fazer renda extra dentro de sua atividade profissional?

Vívian diz que, para conseguir uma renda extra, o primeiro pensamento de grande parte das pessoas é vender algo.

"Mas, às vezes, buscar essa renda extra é um caminho mais difícil e demorado do que olhar para a própria atividade profissional e achar algo em que você pode mexer para aumentar a sua renda da fonte do seu trabalho. Portanto, vale primeiro olhar para a sua própria atividade profissional", afirma. No médio e longo prazo, você pode, por exemplo, se capacitar em alguma outra área dentro da sua atividade profissional, segundo ela.

"Já se você é autônomo, talvez valha olhar para o preço que você está cobrando, os custos que tem hoje e até para a própria organização financeira dessa sua atividade. Ou seja, faça análises dentro da sua atividade para reduzir custos ou aumentar o seu faturamento", afirma.

Para ela, é preciso ter cuidado para não entrar em um ritmo de vida nada sustentável, como trabalhar nos dias de folga ou arrumar um segundo emprego, por exemplo. "Será que você consegue manter um ritmo de trabalho intenso, todos os dias, por muito tempo? Afinal, alguns trabalhos são super desgastantes", afirma.

Quero trabalhar como freelancer, quanto devo cobrar?

A planejadora financeira diz que existem várias plataformas nas quais é possível se cadastrar para oferecer suas habilidades profissionais.

Mas quanto cobrar? "Depende de tudo, principalmente do tipo de trabalho que você está oferecendo", diz. Para ela, essa cobrança não precisa ser a mesma do seu trabalho principal.

"Na prática, você deve olhar para a sua atividade e fazer um levantamento de mercado de quanto cobrar por ela. Se o serviço que você oferece tem valor agregado alto para uma empresa, pode cobrar um preço mais alto. O importante é seguir um pouco essa referência de mercado", diz.

Vendo brigadeiros no trabalho. Devo declarar Imposto de Renda?

Ela diz que qualquer renda não declarada é ilegal, e você deve pagar imposto de renda em cima dela, por menor que seja.

Mas você deve abrir um MEI? Segundo a planejadora financeira, o MEI (microempreendedor individual) ajuda a regularizar o seu negócio. Você paga um boleto mensal, que corresponde aos tributos necessários mais uma contribuição ao INSS. É preciso checar se sua atividade se encaixa no MEI.

Vale consultar o Portal do Empreendedor ou procurar o Sebrae da sua cidade para te ajudar nisso.

Como investir mais sem abrir mão de confortos?

Vívian diz que é importante você conhecer o seu orçamento mensal, tudo que entra e sai todos meses, e pensar em como direcionar esse dinheiro para coisas importantes.

Mas você tem vontade de investir mais, mas as contas já estão super apertadas. O que fazer? "Não tem mágica, se o que entra no seu orçamento é fixo", declara.

Qual o caminho? "Reduzir alguma coisa dentro dos seus gastos. Para isso, vale fazer um raio-X na sua realidade financeira para ver para onde está indo o dinheiro. Faça algo que, se cortar ou reduzir, não vai afetar a sua vida, como assinatura de TV", diz. Deixe de gastar dinheiro com coisas que não importam para você, afirma.

Após os cortes, Vívian diz que o próximo desafio é olhar a sua renda, para aumentá-la. "Se você aumentar essa renda já sabendo que quer investir mais, você precisa direcionar esse aumento de renda para os seus investimentos", afirma.

Uma dica, diz ela, é fazer seus investimentos no dia em que o seu salário ou a renda extra caem na conta. "Coloque no automático. Isso impede que você, no olho do furacão, tenha que parar, pensar e tomar decisão de quanto vai ser investido", declara.

Para ela, vale pensar que o investimento é o "boleto do seu futuro" para pagar.

Vale vender itens parados para receber um dinheiro extra?

"Vale", diz a planejadora financeira. Ela afirma, no entanto, que é preciso entender, antes, se essa venda é algo que você realmente não usa mais ou é somente para "levantar dinheiro" pontualmente.

Para ela, o perigo é você vender algo para ter o dinheiro naquele momento e, depois, precisar comprar novamente o produto, parcelado no cartão, e inicia-se o ciclo de novo.

"Isso não é saudável financeiramente. Não faz muito sentido essa estratégia, porque não há dinheiro novo entrando. O que você está fazendo é 'circulando' o dinheiro, vendendo coisas para fazer caixa e comprando aquilo de novo", declara.

Mas, se esse não for o seu caso, vale vender coisas que estão paradas em casa. "Se for vender algo, vá com calma. Pesquise o mercado para colocar um preço justo", diz.

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 16h às 17h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Quer estar sempre bem informado sobre investimentos? Clique aqui e receba notícias e dicas para investir diretamente no seu WhatsApp.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.